Transcrição Alimentos que podem conter glúten ou vestígios de glúten
É importante lembrar-se de verificar sempre os rótulos dos alimentos para se certificar de que são declarados como: sem glúten.
Muitos alimentos processados podem conter glúten escondido sob a forma de aditivos ou ingredientes inesperados. Pode também estar presente em quantidades vestigiais. É aconselhável escolher marcas que certifiquem a ausência de glúten nos seus produtos.
Uma vez que as pessoas celíacas optam por incluir alimentos processados, mesmo em níveis mínimos, é necessário verificar a sua origem, tanto quanto possível, se quiserem garantir uma dieta sem erros. Mesmo no caso de alimentos naturalmente sem glúten, é preciso ter o cuidado de estar atento a vestígios de glúten. Eis alguns produtos que podem conter glúten ou vestígios de glúten.
Produtos naturais
Alguns produtos naturais naturalmente sem glúten, como frutas e legumes, podem conter vestígios de glúten devido à contaminação cruzada durante o cultivo, a colheita ou o processamento. Por exemplo, as culturas de trigo, cevada ou centeio podem contaminar as culturas de frutas e legumes próximas. Ou a utilização de palha como cobertura vegetal durante o processo de cultivo. Ou podem ser transportados ou armazenados nos mesmos contentores sem serem previamente higienizados, entre muitas outras possibilidades.
É importante lavar bem os alimentos naturalmente sem glúten antes do consumo para reduzir o risco de contaminação. A quantidade de glúten neste tipo de contaminação cruzada é geralmente muito pequena. São vestígios que afectam sobretudo os celíacos mais sensíveis.
Suplementos nutricionais e medicamentos
Os suplementos nutricionais, como os batidos de proteínas e os suplementos vitamínicos, podem conter glúten como ingrediente na sua produção. Os amidos são muito utilizados nos excipientes, que é a substância utilizada, por exemplo, para lhes dar forma, sabor e consistência.
Ao contrário dos géneros alimentícios, os suplementos farmacêuticos e os medicamentos em geral são obrigados a declarar sempre a presença de glúten no rótulo.
Alimentos transformados
Os alimentos processados e as bebidas processadas podem conter ingredientes que contêm glúten na sua produção. Um dos mais comuns é o amido modificado, que pode ser derivado do trigo. Entre os produtos mais comummente consumidos estão:
- Carnes processadas, peixes e frutos do mar: por exemplo, salsichas, linguiças e salsichões, imitações de carne, aves marinadas, hambúrgueres feitos no açougue ou na peixaria, almôndegas, patês, conservas (em molho, em conserva, ou com tomate). Em suma, a maior parte dos substitutos e derivados.
- Salgadinhos de milho, salgadinhos de milho para micro-ondas, azeitonas temperadas, entre outros. Alimentos congelados ou para levar, por exemplo, misturas de arroz condimentado, snacks condimentados, misturas de sopas, caldos, molhos de vegetais, vegetais pré-cozinhados; alimentos com cremes ou molhos, leguminosas cozinhadas.
- Doces e sobremesas, tais como bolos, torrões, maçapão. Gelados a granel, ou com bolachas, ou contendo natas, recheios, cremes, biscoitos, bolachas, biscoitos ou molhos de caramelo. Derivados de frutos, tais como doces, geleias, compotas, cremes, ou alguns frutos secos a granel, ou frutos glaceados. Rebuçados, pastilhas elásticas, gomas de mascar, gomas de mascar, etc. Açúcar aromatizado, aromatizado ou em pó.
- Produtos lácteos: A maioria dos produtos lácteos é naturalmente isenta de glúten, mas alguns produtos lácteos processados podem conter glúten. Por exemplo: queijos derretidos ou aromatizados, manteigas light, leite de cereais, molhos, substitutos do leite, leites aromatizados ou natas para culinária.
- Condimentos e molhos: devido à utilização de ingredientes que contêm glúten na sua produção, como o molho de soja, o molho inglês, o vinagre de malte ou o amido modificado. Os corantes, condimentos e temperos, como as especiarias moídas, podem conter vestígios de glúten.
- Bebidas: Em geral, as bebidas das máquinas de venda automática podem conter glúten. Também malte e batidos, algumas bebidas energéticas e isotónicas, substitutos do café, infusões aromatizadas, refrigerantes em pó, bebidas à base de sumo combinadas com cereais ou outros ingredientes não derivados de frutos. Bem como bebidas alcoólicas mistas, licores de fruta, sangrias, etc.
Outros alimentos não tão óbvios que podem conter glúten
Outros alimentos que podem conter glúten sem serem perceptíveis são:
- Queijo ralado: em alguns casos, são utilizados agentes antiaglomerantes que contêm trigo para evitar que o queijo se aglomere. Além disso, alguns produtos de queijo são feitos com culturas bacterianas que são cultivadas em meios que contêm glúten.
- Chocolate: embora o chocolate em si não contenha glúten, muitos chocolates contêm ingredientes que o contêm, como o malte, que é frequentemente utilizado como adoçante no chocolate. Quase todos os chocolates contêm glúten, o único seguro é o cacau puro, para os restantes, verifique o rótulo para se certificar de que é isento de glúten.
- Hóstias: devem ser feitas com farinha de trigo. Há excepções feitas com quantidades imperceptíveis de trigo que são aprovadas pela Igreja.
- Alimentos para animais de estimação: os alimentos para animais de estimação também podem conter glúten, uma vez que alguns alimentos para animais de estimação utilizam farinha de trigo como ingrediente na sua produção. Deve-se ter cuidado para evitar a contaminação cruzada em casa.
alimentos sem gluten nao permitidos