LOGIN

REGISTO
Buscador

Vitamina c na alimentação dos carnívoros

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Vitamina c na alimentação dos carnívoros


Para continuar a analisar as particularidades da dieta carnívora, vamos debruçar-nos sobre uma questão de particular relevância e que muitas vezes preocupa muito aqueles que decidem enveredar por esta dieta. O tema que iremos abordar é a vitamina C e a sua relação com a dieta carnívora.

Em tópicos anteriores falámos da importância da vitamina C para o nosso organismo. É fácil perceber que, se eliminarmos os legumes e as frutas da nossa dieta, estaremos a eliminar as principais fontes de vitaminas que ocorrem naturalmente. Dito isto, como é que é possível manter uma dieta carnívora se tivermos de renunciar a estas fontes de vitaminas?

Para responder a esta e outras questões, apresentamos o seguinte guia.

A vitamina C e a carne

Devemos partir do facto de que as carnes têm vitamina C, mas são extremamente pobres em vitamina C. Qualquer pessoa com uma dieta equilibrada tem de recorrer aos legumes e à fruta para obter a vitamina C de que necessita. Relativamente a esta questão, a comunidade científica realizou estudos que produziram resultados surpreendentes. Acontece que os seguidores da dieta carnívora não têm níveis mais baixos de vitamina C do que aqueles que comem legumes e frutas, mas como é que isso é possível?

Bem, isto deve-se principalmente à glicose, que está presente nos hidratos de carbono, e a glicose é um inibidor natural da vitamina C. Por conseguinte, quanto mais glucose, menos vitamina C é absorvida pelo organismo. Tudo isto significa que quando eliminamos completamente os hidratos de carbono da nossa alimentação, o nosso organismo reage muito melhor à absorção da vitamina C dos alimentos que ingerimos.

Dito isto, o que este estudo mostra é que quem come hidratos de carbono precisa de mais vitamina C do que quem come carne, e é por isso que é possível manter níveis saudáveis de vitamina C no nosso corpo comendo apenas carne.

Outro ponto importante é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, há partes da carne que têm bons níveis de vitamina C, por exemplo, as vísceras e as zonas musculares.

Carnes frescas e processadas.

Para aqueles que ainda estão preocupados que uma dieta carnívora possa levar a uma deficiência de vitamina C no seu corpo, temos de vos dizer que só precisam de 10 miligramas de vitamina C por dia. Ao contrário do que muitos produtos farmacêuticos e marcas de alimentos nos querem fazer crer, precisamos de muito pouca vitamina C no nosso corpo e é muito fácil consumir 10 miligramas por dia, mesmo que só coma carne.

As carnes frescas são muito mais ricas em vitaminas do que as carnes processadas, pelo que o consumo de carnes frescas satisfaz mais do que as necessidades de vitamina C do seu organismo. No entanto, as carnes processadas têm a quantidade de vitamina C de que necessita, por isso, se quiser estar do lado seguro, coma mais carnes frescas do que carnes processadas. No entanto, não precisa de recear que um dia venha a exagerar nas carnes processadas, porque, como já lhe dissemos, não precisa de tanta vitamina C para manter padrões saudáveis.

Carnitina

Outro ponto muito importante quando se trata de vitamina C é a carnitina. A carnitina é um aminoácido que tem uma função


vitamina c

Publicações Recentes de nutricao carnivora

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?