Transcrição Vitaminas essenciais
As vitaminas são um dos nutrientes mais necessários à vida humana; grande parte do desempenho de muitas das funções biológicas mais vitais do nosso organismo depende delas, pelo que, se uma delas faltar, desencadeia-se uma série de consequências nefastas para a nossa saúde. Entre as vitaminas, há um grupo de treze que são chamadas essenciais, porque sem a presença de uma delas, seria impossível que o nosso corpo continuasse a funcionar normalmente.
Durante o desenvolvimento deste guia iremos aprofundar este tema, para isso iremos fazer uma análise básica de quais são as treze vitaminas chamadas essenciais e qual o papel que cada uma delas desempenha no nosso organismo.
Quais são as vitaminas essenciais?
Vitamina A: A vitamina A actua em várias funções no nosso organismo. Tem um grande impacto no nosso sistema imunitário, pois contribui para o seu reforço. Uma quantidade adequada de vitamina A garante que a nossa visão se mantenha num estado saudável e actua também em órgãos importantes como o coração e os pulmões. Vitamina C e E: As vitaminas C e E são dois dos antioxidantes mais benéficos para o nosso organismo. Graças a estes nutrientes e às suas propriedades, conseguimos proteger as nossas células de possíveis danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são um tipo de molécula instável que tem origem no metabolismo celular e que provoca danos nas estruturas de outras moléculas. Vitamina D: A vitamina D é essencial para o fortalecimento e manutenção da nossa estrutura óssea. Isto porque é responsável por facilitar a absorção do cálcio, um mineral essencial para o desenvolvimento dos nossos ossos e dentes. Vitamina K: A vitamina K desempenha um papel fundamental no nosso sistema circulatório. Os efeitos deste nutriente permitem que o organismo forme coágulos que ajudam a estancar hemorragias mais facilmente.
Vitamina B1: A vitamina B1 é essencial para a saúde de órgãos como o coração. Tem também um grande impacto no nosso sistema nervoso. Graças a este nutriente, o nosso organismo é capaz de decompor mais facilmente os açúcares dos alimentos, ao mesmo tempo que melhora o funcionamento de algumas enzimas. Vitamina B2: A vitamina B2 tem vários efeitos muito necessários no nosso corpo. Desempenha um papel ativo na conversão dos alimentos em energia. Também apoia o funcionamento normal das estruturas celulares do nosso corpo. Vitamina B3: A vitamina B3, tal como outras do complexo vitamínico B, actua nos nossos sistemas digestivo e nervoso, ajudando as nossas enzimas a desenvolverem-se corretamente. Vitamina B5: A vitamina B5 é de extrema importância para os processos de decomposição das gorduras. Graças a esta propri
vitaminas essenciais