Transcrição Vitamina A. Propriedades
A vitamina A ou retinol, como também é conhecida, é uma das vitaminas reconhecidas como essenciais. Isto deve-se ao facto de as suas contribuições para o nosso organismo serem essenciais para o desempenho normal das funções biológicas do nosso corpo. A importância da vitamina A é realmente elevada, os seus benefícios estendem-se a uma série de elementos sem os quais teríamos de enfrentar graves complicações para a nossa saúde. Aprender sobre estes nutrientes ajuda-nos a apreciar a nossa alimentação e o estilo de vida que levamos.
Ao longo deste guia, iremos analisar algumas das funções básicas da vitamina A e as propriedades que esta proporciona à nossa saúde. Iremos também analisar as principais fontes de vitamina A e alguns dos efeitos nocivos da suplementação excessiva deste nutriente no organismo.
Benefícios gerais da vitamina A
A vitamina A oferece inúmeros benefícios para a saúde, incluindo os relacionados com a visão, razão pela qual a sua suplementação é frequentemente recomendada para as pessoas com problemas de visão. Outro dos benefícios da vitamina A é o facto de ser um poderoso antioxidante, que ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres. Este nutriente actua no crescimento e divisão celular, além de contribuir para o fortalecimento do nosso sistema imunitário.
Como podemos ver, a vitamina A tem propriedades que a tornam muito útil no espetro geral da nossa saúde, mantendo níveis adequados da mesma pode ajudar-nos a manter uma melhor qualidade de vida ao longo do tempo.
Como obter vitamina A?
Entre os alimentos que se destacam pelo seu elevado teor de vitamina A estão as cenouras, os espinafres, alguns produtos lácteos, o fígado, entre outros. Tente garantir que os seus planos de refeição incluem alguns destes alimentos em abundância para satisfazer as necessidades do seu organismo em relação a este nutriente. Se não conseguir programar um plano de refeições que contenha quantidades suficientes deste nutriente, pode experimentar suplementos de vitamina A. Os suplementos orais de vitamina A revelaram-se muito eficazes no combate a várias doenças do pâncreas e dos olhos. São igualmente indicados para atenuar os efeitos de outras doenças, como o sarampo.
No que diz respeito aos suplementos de vitamina A, é de notar que não demonstraram grandes efeitos em termos das propriedades antioxidantes desta vitamina. Dito isto, sempre que houver uma escolha entre a aquisição de vitamina A a partir de alimentos ou suplementos, a fonte alimentar é sempre melhor.
Efeitos da sobre-suplementação
A vitamina A, tal como outras vitaminas, pode causar efeitos indesejáveis devido a uma suplementação excessiva. Tente evitar a utilização excessiva deste nutriente e cumpra as necessidades diárias do seu organismo. Entre 900 microgramas (mcg) para homens adultos e 700 microgramas (mcg) para mulheres adultas será suficiente para satisfazer as necessidades do seu organismo.
Os efeitos da hipersuplementação incluem náuseas, vómitos, tonturas, mal-estar geral, entre outros. Nos casos em que a hipersuplementação foi excessivamente elevada, foram registadas doenças mais graves, como lesões hepáticas, dores nas articulações e nos ossos, problemas de pele e irritações, entre outras.
Se sofrer de algum dos efeitos acima referidos durante a toma deste tipo de suplemento, é aconselhável consultar o seu médico para que ele possa avaliar as doses que consome diariamente e ajustá-las a valores adequados às suas necessidades pessoais.
vitamina a