Transcrição Quando não tomar suplementos vitamínicos?
Os suplementos vitamínicos são, sem dúvida, um excelente recurso para aceder a uma fonte simples e eficaz das vitaminas de que o organismo necessita para realizar os seus processos normais. Isto fez com que os suplementos vitamínicos se tornassem num produto muito popular, ao ponto de muitas pessoas serem induzidas a comprá-los sem terem a certeza de que precisam deles.
Nem tudo o que é saudável é necessário, há coisas que quando consumidas em excesso não trazem qualquer benefício para o organismo ou podem mesmo causar efeitos indesejáveis, as vitaminas são uma delas. As vitaminas em excesso são rapidamente excretadas do corpo na urina, no entanto, em alguns casos é provável que surjam consequências indesejáveis que podem afetar a nossa saúde. Com isto em mente, é melhor documentar as necessidades do nosso corpo para que não desperdicemos o nosso dinheiro ou coloquemos o nosso bem-estar em risco.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos aprofundar o tema dos suplementos vitamínicos, prestando atenção a quando não os devemos consumir, uma vez que o seu uso não seria eficiente para a nossa saúde, sendo mais aconselhável que nos abstenhamos de os comprar. Noutra ordem, veremos o que acontece no nosso organismo quando abusamos do consumo de certos nutrientes e os riscos que isso pode representar para o nosso corpo.
Consumo alimentar equilibrado
A melhor forma de obter os nutrientes que o nosso corpo necessita é através de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Através dos alimentos, os nutrientes são mais facilmente absorvidos e transportados pelo organismo. Se conseguir elaborar um plano nutricional que satisfaça as suas necessidades, não precisará de tomar suplementos vitamínicos para colmatar as carências vitamínicas do seu organismo.
No entanto, é bom ter em conta que, mesmo que mantenha uma boa ingestão alimentar, há pessoas que necessitam de suplementos. Isto deve-se ao facto de várias doenças ou patologias poderem prejudicar a capacidade do organismo de absorver ou reter determinados nutrientes. Por este motivo, em caso de dúvida, o melhor é sempre consultar um especialista.
Hipersuplementação
Partimos do princípio de que as vitaminas têm caraterísticas muito benéficas para o nosso organismo e que, por isso, podemos correr o risco de estar sempre a tomar suplementos, mesmo quando não precisamos. A ideia defendida por algumas pessoas de tomar suplementos "por precaução" conduziu a um fenómeno conhecido como hiper-suplementação. O consumo excessivo de vitaminas nem sempre resulta em desperdício de vitaminas, em alguns casos elas não são tão facilmente eliminadas na urina e acabam por causar efeitos indesejados no organismo.
A hipersuplementação ocorre devido a duas caus
tomar suplementos