logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Sódio

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Sódio


O sódio é um dos minerais mais consumidos em todo o mundo. Está incluído no grupo dos macrominerais, pelo que, em comparação com outros minerais, o seu consumo é necessário em quantidades ligeiramente superiores. A sua popularidade foi influenciada pela sua utilização quotidiana no sal comum, como tempero e aromatizante dos nossos alimentos. Os benefícios do sódio para a saúde são muitos e variados, pelo que é considerado um dos minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos analisar algumas das caraterísticas e funções mais importantes do sódio para a saúde do nosso organismo. Iremos também rever as quantidades recomendadas deste nutriente para o nosso organismo, as fontes de onde o podemos adquirir e os malefícios para a nossa saúde do seu consumo excessivo.

Benefícios gerais do sódio

O sódio é um mineral de grande impacto, contribuindo para diversos processos físicos e químicos essenciais para a saúde humana. O sódio actua no controlo da nossa pressão arterial, pelo que, em quantidades adequadas, permite-nos regular o volume de sangue de forma muito eficiente. O nosso sistema nervoso necessita de sódio para funcionar corretamente, pelo que o nosso cérebro beneficia de uma ingestão moderada deste nutriente. Da mesma forma, o sódio interage nos processos de contração e desenvolvimento muscular, tornando-se um elemento essencial no cuidado dos nossos músculos.

Como obter o sódio

O sódio é muito fácil de obter através dos alimentos habituais que ingerimos. O sal comum contém sódio e é muito utilizado no tempero da maioria das nossas refeições. Este sal apresenta-se sob a forma de cloreto de sódio e é normalmente utilizado na preparação de alimentos de origem animal e vegetal. Os alimentos processados, que são os menos recomendados, têm normalmente um elevado teor de sódio para realçar os seus sabores. Os alimentos naturais, como o leite ou a beterraba, também contêm sódio; de facto, até a água natural que consumimos contém sódio.

Dito isto, satisfazer as necessidades diárias de sódio do nosso organismo é extremamente simples, bastando manter uma ingestão alimentar média. Talvez o maior problema relacionado com o sódio esteja em não o consumir em excesso, uma vez que, pelas razões acima mencionadas, isso pode facilmente acontecer.

Ingestão adequada de sódio

A ingestão recomendada de sódio para uma pessoa adulta limita-se a cerca de 2300 mg de sódio por dia. Devemos ter em conta que as pessoas que sofrem de doenças como a hipertensão devem consultar um médico para ajustar as quantidades a consumir a


sodio

Transcrição Sódio



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?