logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Problemas de saúde e sua influência no sono

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Problemas de saúde e sua influência no sono


Cuidar da nossa saúde é fundamental para mantermos um estilo de vida agradável e sem afectações que possam afetar a nossa capacidade de nos desenvolvermos socialmente em pleno. Sabemos que as refeições que comemos antes de dormir, a presença de luz natural ou artificial, a influência do ruído, os efeitos de substâncias como a cafeína, o álcool ou a nicotina, são factores muito comuns entre as pessoas que sofrem de insónias ou que sofrem de perturbações graves quando se trata de ter um sono profundo e reparador.

Embora os factores que mencionámos anteriormente sejam decisivos para conseguir um descanso adequado, o nosso estado de saúde e as doenças que podemos ter podem influenciar significativamente a forma como dormimos. Tendo em conta a importância desta questão para a compreensão de como conseguir um processo de sono eficiente, vamos analisar alguns dos pontos mais importantes para avaliar o impacto do nosso estado de saúde na qualidade do nosso sono.

Problemas respiratórios

Os problemas respiratórios são condições muito comuns na maioria das pessoas. Estes problemas podem ser causados por vários factores, entre os mais comuns estão as condições ambientais, a presença de algumas doenças menores, agudas ou crónicas, hábitos e estilos de vida mantidos ao longo do tempo, o consumo de substâncias nocivas como o tabaco, entre outros.

Quando sofremos de problemas respiratórios, é muito provável que a qualidade do nosso sono seja afetada por interrupções constantes. As sensações de sufoco, o aparecimento de roncos, as dores de garganta, a presença de secreções nasais abundantes, a tosse e os espirros, são efeitos comuns das doenças respiratórias que têm um grande impacto no nosso sono.

Problemas emocionais

A saúde mental também desempenha um papel importante na qualidade do nosso sono. Estar sujeito a níveis elevados de stress pode ter um impacto grave no tempo que demoramos a adormecer e na forma como o nosso sono evolui durante a noite. As pessoas que sofrem de níveis elevados de stress não se sentem muitas vezes suficientemente sonolentas para se deitarem, o que as motiva a ficarem acordadas até tarde ou a recorrerem a substâncias como o álcool, na falsa convicção de que vão dormir melhor.

Ir dormir, dominado pelas preocupações, pela ansiedade e pelos problemas do quotidiano, vai impedi-lo de atingir um estado de relaxamento suficiente para cair num sono profundo.

A meditação pode ser um mecanismo muito eficaz para alcançar a calma emocional. Se se sentir mentalmente perturbado, tente meditar uma hora antes de se deitar e reduza todos os estímulos à sua volta. Se isto não funcionar, pode ser necessário consultar um especialista em saúde que possa avaliar clinicamente o seu caso e recomendar formas alternativas de aliviar a sua carga emocional.

Problemas cardio


saude

Transcrição Problemas de saúde e sua influência no sono



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?