Transcrição Sintomas e riscos de sobre-hidratação
Fala-se muito dos graves riscos para o nosso organismo quando estamos sujeitos a períodos prolongados de desidratação, mas o balanço hídrico do nosso organismo tem em conta uma série de factores que normalmente não são tidos em conta na sua totalidade. Quando falamos de balanço hídrico, referimo-nos à compensação que deve existir entre a água que perdemos durante o dia e a água que introduzimos no nosso organismo. Quando a quantidade de água que ingerimos é igual à quantidade que perdemos, o nosso equilíbrio é adequado. Se a quantidade de água que ingerimos é inferior à quantidade que perdemos, o nosso organismo fica desidratado, com todas as consequências que isso implica.
Embora seja muito raro, também pode haver consequências da quebra do nosso equilíbrio hídrico devido a um consumo excessivo de água, o que se designa por sobre-hidratação, ou seja, consumir mais água do que a que perdemos. Para saber mais sobre o que é este fenómeno e quais são as suas consequências e manifestações mais comuns, vamos realizar o seguinte guia, onde observaremos alguns dos sintomas e riscos do mesmo.
O que é a sobre-hidratação?
A sobre-hidratação, como já foi referido, é o fenómeno que consiste em consumir mais água do que aquela que o nosso organismo perde. Em princípio, este desequilíbrio nos níveis de água do nosso corpo também afectaria o nosso equilíbrio hídrico e poderia ter consequências desagradáveis para a nossa saúde. A verdade é que, na prática, a sobre-hidratação é muito difícil de avaliar, porque o nosso organismo dispõe de mecanismos muito eficazes para eliminar o excesso de água do nosso corpo.
Isto não significa que não existam casos de sobre-hidratação, mas dependerá muito das condições, hábitos e caraterísticas particulares do indivíduo. Não basta que a água que bebemos seja um pouco mais do que o necessário, esta seria eliminada através da urina, da transpiração, entre outros mecanismos. O nosso corpo pode tolerar vários litros de água em excesso por dia sem qualquer problema, pelo que a pessoa comum não deve ser exposta a uma sobre-hidratação.
Em que tipo de pessoas é mais comum a sobre-hidratação?
A sobre-hidratação tem sido observada sobretudo em atletas de alto rendimento. Estas pessoas têm normalmente dias de treino longos, mais longos do que alguém que está a fazer exercício de uma forma mais amadora. Quando se treina durante longas horas, sem descanso prolongado, é normal que a sede se manifeste repetidamente. Esta sede motiva o atleta a beber água constantemente, enquanto os seus electrólitos continuam a ser esgotados. A ingestão de água pode tornar-se tão elevada que se verifica uma sobre-hidratação devido ao consumo excessivo.
Sintomas de sobre-hidratação
Cu
riscos sobre hidratacao