Transcrição A meditação e o seu impacto no sono
A meditação é uma técnica milenar utilizada há muitos anos para combater diversas afecções emocionais que ameaçam a nossa saúde mental. Esta técnica consiste em induzir o corpo a um estado de relaxamento que nos permite manifestar uma série de efeitos semelhantes aos de quando estamos a dormir. Embora seja verdade que a meditação é um processo que requer uma certa preparação por parte de quem pretende praticá-la, graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia dispomos de uma série de recursos gratuitos que são realmente eficazes para alcançar este estado de forma guiada.
Os efeitos da meditação são muito úteis para melhorar a qualidade do nosso sono, razão pela qual é frequentemente utilizada entre aqueles que sofrem de elevados níveis de stress ou ansiedade e que, consequentemente, vêem a sua capacidade de adormecer facilmente afetada.
Ao longo do desenvolvimento deste guia, iremos aprofundar este importante tema, com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos sobre este valioso recurso e como utilizá-lo para melhorar a qualidade do seu sono.
Combater o stress e reduzir a ansiedade
O stress e a ansiedade são dois dos factores que têm maior impacto no adormecer. As pessoas que sofrem de níveis elevados de stress e de ansiedade têm um impacto significativo na sua capacidade de adormecer rapidamente. Isto significa que não conseguem tirar o máximo partido do seu tempo de descanso e são afectadas durante o dia pela sonolência devida a um sono deficiente.
Quando praticamos a meditação, conseguimos eliminar ou controlar em grande medida a ansiedade e o stress. Isto deve-se ao facto de a meditação trabalhar o relaxamento físico e mental. O stress é uma condição que tem origem na pressão exercida sobre a nossa mente como resultado de cargas emocionais contínuas. A meditação procura alcançar o resultado de tornar a mente vazia enquanto relaxa os músculos e as articulações do nosso corpo, pelo que será um recurso realmente útil se for praticada pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
Os maus hábitos que praticamos à noite, como o abuso na utilização de aparelhos como o telemóvel ou a televisão, fazem com que estejamos sujeitos a estímulos externos constantes que ameaçam o nosso relaxamento. Substitua o uso destes aparelhos por um tempo dedicado exclusivamente a meditar e a acalmar as emoções, e estará a preparar o seu corpo para conseguir descansar adequadamente.
Meditação para os inexperientes
Como dissemos no início, a meditação requer, em princípio, algum conhecimento e preparação prévios. Isso não deve ser um impedimento para si, pois graças ao facto de hoje dispormos de várias pl
meditacao impacto