Transcrição A influência da luz no sono
Tendo em conta a importância do sono para a nossa saúde e a necessidade de garantir um descanso adequado, foram realizados vários estudos que procuram aprofundar o impacto que determinados elementos podem ter no nosso sono. Neste caso, vamos referir-nos à luz, seja ela natural ou artificial, como se relaciona com a qualidade do nosso descanso e o que a presença da luz provoca no nosso organismo.
Estudos realizados sobre a luz, em relação ao sono, conseguiram evidenciar uma interessante relação entre a presença de luz e o comportamento da hormona melatonina. Este fenómeno explica em grande parte porque é que a nossa sensação de sonolência aumenta quando dormimos, o que nos leva a pensar se estamos ou não biologicamente programados para dormir à noite e realizar as nossas tarefas durante o dia.
Ao longo do desenvolvimento deste guia, iremos aprofundar os efeitos que a influência da luz tem no nosso sono, para que possamos conhecer melhor as caraterísticas e particularidades deste importante processo.
A luz como inibidor do sono
A luz tem-se revelado um potente inibidor do sono. A explicação para este fenómeno está intimamente relacionada com a hormona melatonina. Quando estamos na presença de luz, a presença de melatonina no nosso corpo diminui significativamente. A melatonina aumenta a sensação de sono, facilitando o adormecimento mais rápido e melhorando a qualidade do sono.
Isto explica como funciona o nosso regulador biológico e porque é que muitas vezes acordamos naturalmente sem despertador. O ser humano está biologicamente programado para dormir à noite. Quando estudamos o nosso comportamento hormonal durante o repouso noturno, é fácil constatar que a secreção e a inibição das nossas hormonas requerem um horário de sono noturno para funcionar normalmente.
A luz artificial
Relativamente ao impacto da luz no nosso sono, os efeitos da luz artificial são muitas vezes ignorados. A luz artificial, especialmente a proveniente de aparelhos electrónicos como o telemóvel, a televisão e os ecrãs de computador, tem o mesmo efeito sobre nós que a luz natural.
Quando o nosso cérebro detecta a presença de luz azul proveniente destes aparelhos, não consegue distinguir se se trata de uma fonte natural ou artificial, pelo que a sua reação é enviar sinais de que estamos na presença da luz do dia, o que leva a uma diminuição da hormona melatonina e à diminuição da sensação de sono.
A luz como estímulo
Deixando de lado o impacto significativo que a luz, tanto nat
luz