Transcrição Enxofre
O enxofre é o terceiro mineral mais abundante no corpo humano, depois do cálcio e do fósforo. Está incluído no grupo dos macrominerais, o que significa que o seu consumo é necessário em maiores quantidades do que o dos microminerais. O nosso corpo necessita deste nutriente para realizar muitos processos e funções muito importantes para a nossa saúde, razão pela qual o enxofre é considerado um dos minerais essenciais para o nosso organismo.
A nossa pele, cabelo e unhas contêm frequentemente níveis elevados de enxofre, e também o podemos encontrar em áreas como as articulações e os músculos. É um componente ativo em muitas das estruturas básicas do nosso corpo, pelo que saber mais sobre este nutriente nos permitirá compreender o lugar que ocupa no nosso corpo e a necessidade de satisfazer constantemente as quantidades que o nosso corpo exige para o seu funcionamento normal.
Ao longo deste guia, iremos analisar em pormenor as principais propriedades e funções deste mineral no organismo. Iremos também rever as quantidades recomendadas para consumo, as fontes alimentares a partir das quais pode ser obtido, e os efeitos adversos para a saúde do consumo excessivo.
Benefícios gerais do enxofre
O enxofre é um nutriente que apresenta benefícios muito variados para a saúde. Entre as funções mais importantes deste mineral contam-se:
- O cuidado e a preservação dos nossos cabelos, unhas e pele.
- Actua ativamente na síntese de hormonas como a insulina, pelo que é muito recomendado para a prevenção e tratamento de doenças como a diabetes.
- Devido às suas caraterísticas, é um mineral ideal para catalisar os processos de recuperação e cicatrização de feridas e lesões, contribuindo para a cura de dores e cãibras musculares.
- Está intimamente relacionado com as funções de desintoxicação levadas a cabo no nosso organismo, contribuindo para a eliminação de metais pesados e para a limpeza do nosso fígado.
Outras funções secundárias do enxofre incluem: os seus amplos benefícios na redução do stress, na melhoria da obstipação, na luta contra os processos alérgicos e no retardamento do envelhecimento do nosso organismo.
Como obter o enxofre?
O enxofre pode ser obtido de uma forma muito simples, mantendo uma alimentação adequada, rica e nutricionalmente equilibrada. Está presente numa grande variedade de alimentos, tanto de origem animal como vegetal. Entre os alimentos que apresentam bons níveis deste nutriente na sua composição, temos: cebola, alho, couve, brócolos, ovos, queijo, peixe, algumas carnes, trigo, frutos secos, entre outros.
Ingestão
enxofre