Transcrição O que é o bem-estar?
O conceito de bem-estar tem sido abordado a partir de diferentes perspectivas científicas e espirituais e tem sido um dos conceitos mais debatidos ao longo dos anos. A tese de categorizar o bem-estar como um estado em que nos sentimos saudáveis, embora correta, pode ser simplista. O bem-estar tem muitas arestas e subcamadas inter-relacionadas que dependem umas das outras, pelo que os efeitos sofridos numa delas se reflectirão inevitavelmente nas outras.
Compreender o funcionamento do nosso corpo, tanto a nível físico como espiritual, é essencial para uma compreensão mais completa do que este conceito engloba. Ser bom ou mau não são categorias totalmente subjectivas, embora seja verdade que respondem à forma como nos percepcionamos a nós próprios e ao que experimentamos durante o nosso intercâmbio com o ambiente que nos rodeia, mas também medeiam uma série de factores objectivos que actuam e podem jogar a nosso favor ou contra nós.
Durante o desenvolvimento deste guia, analisaremos o conceito de bem-estar a partir de um ponto de vista mais abrangente, para que possamos compreender como se desenvolve o bem-estar e que elementos actuam sobre ele.
O bem-estar sob diferentes perspectivas
Como dissemos anteriormente, o bem-estar não deve ser reduzido ao facto de nos sentirmos bem ou mal. Quando temos um mau humor, um problema no trabalho, uma separação, uma doença ou insatisfação com o local onde vivemos, isso pode fazer-nos sentir mal.
Nesse caso, o nosso bem-estar seria afetado, mas é provável que alguns destes elementos estejam presentes e que não nos sintamos mal de um ponto de vista consciente. O facto de não nos sentirmos mal não significa que o nosso bem-estar não seja afetado da mesma forma, apenas que é provável que algumas das arestas onde se desenvolve o nosso bem-estar estejam tão satisfeitas que conseguem mascarar os danos recebidos no outro.
A melhor maneira de imaginar e compreender a magnitude deste conceito é imaginar o bem-estar como uma série de arestas que formam um todo. Podemos ser afectados numa ou em várias dessas arestas, enquanto as outras permanecem intactas. Quando o dano é demasiado grande, experimentamos uma sensação de desconforto que nos induz a sentirmo-nos mal. Um estado de bem-estar correto é aquele em que todas as arestas estão satisfeitas.
Compensação dos limites do bem-estar
Quer estejamos a falar de bem-estar do ponto de vista físico, emocional, profissional, social ou de qualquer outro aspeto, a afetação de um deles terá um impacto significativo nos outros. É inútil satisfazer os nossos desejos profissionais e económicos se não estivermos em bom estado de saúde,
bem estar