LOGIN

REGISTO
Buscador

As suas regras emocionais inconscientes

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição As suas regras emocionais inconscientes


O Código Oculto das Suas Emoções

Todos nós, sem excepção, operamos sob um conjunto complexo e muitas vezes invisível de regras emocionais.

Estas regras são as condições internas, os critérios específicos que aprendemos ao longo da vida que determinam quando nos "permitimos" sentir uma determinada emoção.

São como o código de programação que corre em segundo plano nas nossas mentes, determinando as nossas respostas emocionais automaticamente.

O problema é que, como em grande parte inconscientes, raramente as examinamos ou as escolhemos deliberadamente.

Como Funcionam as Regras Emocionais

Uma regra emocional tem normalmente uma estrutura como: "Se a [condição X] acontecer, então sentirei [emoção Y]". Por exemplo:

  • Regra para a felicidade: "Para me sentir feliz, preciso que todos os meus projetos corram na perfeição e que todas as pessoas importantes da minha vida estejam felizes comigo."
  • Regra para o amor: "Para me sentir amado, o meu parceiro precisa de saber exatamente o que preciso o tempo todo, sem que eu tenha de lhe dizer."
  • Regra para a raiva: "Sinto raiva sempre que alguém não corresponde às minhas expectativas ou discorda da minha opinião."
  • Regra para o sucesso: "Só me sentirei bem-sucedido quando tiver alcançado uma posição de alto nível e ganhar muito dinheiro."

A Regra do Desequilíbrio

O principal problema das nossas regras inconscientes é que estas são, muitas vezes, desequilibradas.

Tendemos a estabelecer condições incrivelmente difíceis, exigentes e, muitas vezes, inatingíveis para experienciar emoções positivas.

Tornamos a felicidade, o amor ou o sucesso objetivos distantes e ilusórios.

Pelo contrário, tendemos a ter objetivos muito frouxos, simples e fáceis de ativar. Regras para as emoções negativas.

Permitimo-nos sentir frustração, raiva ou deceção à mais pequena provocação.

Este desequilíbrio no nosso "livro de regras" interno é uma das principais causas de insatisfação e sofrimento crónicos.

O Primeiro Passo. Trazendo as Regras à Luz

A autogestão emocional começa com o ato de tornar conscientes essas regras ocultas.

É um trabalho de introspeção que podemos começar com uma pergunta simples, mas poderosa: "O que precisa acontecer para que eu sinta [nome da emoção]?".

Ao nos colocarmos esta pergunta para diferentes emoções-chave (felicidade, raiva, tristeza, sucesso, amor, etc.) e anotarmos as respostas,Começamos a desvendar o código que rege a nossa vida emocional.

Uma vez que as regras se tornam visíveis, podemos começar a questionar se são lógicas, úteis e se queremos realmente continuar a viver de acordo com elas.

É o primeiro passo para reescrever o nosso próprio manual de instruções emocionais.


as suas regras emocionais inconscientes

Publicações Recentes de inteligencia emocional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?