Transcrição Exercícios práticos para desenvolver um estilo de comunicação assertivo
O desafio da exposição gradual ao stress
Para melhorar o seu estilo de comunicação e avançar em direção à assertividade, é fundamental que você entre em ação por meio de exercícios práticos.
O primeiro exercício consiste na exposição deliberada e controlada a situações que lhe causam um nível moderado de stress.
Pense num cenário que, numa escala de 1 a 10, lhe provoque um nível de stress de 4, 5 ou 6; não se trata de escolher uma situação opressiva, mas sim uma em que lhe seja difícil encontrar o equilíbrio entre a passividade e a agressividade. O objetivo é expor-se repetidamente a essa situação.
Ao fazer isso, não só envia à sua mente a mensagem de que é capaz de lidar com ela, mas também aprende a gerir a ansiedade associada a ela.
Com a prática constante, você encontrará esse ponto de equilíbrio que lhe permitirá expressar as suas necessidades e opiniões sem sentir desconforto ou dificuldade, transformando o medo em confiança.
Preparação mental para conversas difíceis
O segundo exercício concentra-se em preparar uma conversa específica com uma pessoa com quem é especialmente difícil ser assertivo.
Muitas vezes, evitamos falar com certas pessoas porque elas «nos tiram do sério» ou porque o stress que elas nos causam nos impede de nos expressarmos com clareza.
Em vez de se lançar diretamente na conversa real, este exercício propõe um passo prévio fundamental: a prática e o ensaio dessa interação.
A ideia é construir confiança e clareza internamente antes de enfrentar a situação externamente.
Essa preparação mental é fundamental para desarmar a carga emocional que o impede de se comunicar de forma equilibrada e permitirá que você aborde o problema real com maiores chances de sucesso.
O ensaio: ferramentas para a prática da conversa
A prática dessa conversa difícil pode ser feita de duas maneiras: mentalmente, visualizando a interação, ou fisicamente, falando diante de um espelho. Durante este ensaio, deve concentrar-se em vários elementos-chave.
Primeiro, tenha clareza do que você quer comunicar; defina sua mensagem, suas necessidades e o resultado que deseja obter.
Segundo, não se esqueça da outra pessoa: tenha em mente as suas possíveis necessidades e mantenha-se aberto para ouvi-la.
Por fim, preste muita atenção à sua comunicação não verbal: pratique o tom de voz que deseja usar, o volume adequado e uma postura corporal aberta e receptiva.
Este processo de ensaio proporcionará a segurança necessária para que, quando chegar o momento da conversa real, possa expressar-se com muito mais assertividade e conseguir resolver aquele problema específico que deseja abordar.
Resumo
O primeiro exercício consiste na exposição deliberada e controlada a situações que geram um nível moderado de stress. O objetivo é expor-se repetidamente a essa situação para aprender a gerir a ansiedade associada.
O segundo exercício concentra-se em preparar uma conversa específica com uma pessoa com quem você tem dificuldade em ser assertivo. Ele propõe uma etapa prévia de prática e ensaio dessa interação para construir confiança internamente.
A prática dessa conversa difícil pode ser feita mentalmente ou falando diante de um espelho. Durante o ensaio, deve concentrar-se em ter clareza sobre o que deseja comunicar, ter em mente as necessidades do outro e cuidar da sua comunicação não verbal.
exercicios praticos para desenvolver um estilo de comunicacao assertivo