Transcrição A responsabilidade do líder na comunicação
O líder como principal responsável pela comunicação
No exercício da liderança, uma das responsabilidades mais ineludíveis é a comunicação.
Em situações críticas ou durante anúncios de grande importância, o líder não é apenas um participante, mas o principal gestor da mensagem.
Há momentos em que delegar essa tarefa não é uma opção viável, pois o público espera que a pessoa de maior hierarquia assuma a responsabilidade pela comunicação.
Um exemplo histórico contundente é a resposta do presidente da câmara da cidade de Nova Iorque após os ataques de 11 de setembro.
A sua presença direta e a sua voz à frente da crise transmitiram uma mensagem de controlo e liderança que não poderia ter sido replicada por um porta-voz ou assessor.
Isto sublinha uma expectativa fundamental: nos momentos que definem uma organização ou uma comunidade, o líder deve ser o rosto e a voz da comunicação.
Saber quando comunicar diretamente e quando delegar
Embora o líder seja o responsável final, uma liderança eficaz também implica discernimento para saber quando comunicar diretamente e quando é apropriado delegar.
Nem todas as mensagens requerem a intervenção do nível mais alto.
Na verdade, às vezes uma comunicação é mais eficaz quando transmitida por diferentes fontes, num processo em cascata.
Um líder pode fazer um anúncio geral e, em seguida, os gerentes e chefes de equipa podem encarregar-se de comunicar os detalhes específicos e relevantes aos seus respetivos grupos.
A tarefa do líder é, portanto, estratégica: ele deve escolher não apenas o canal e o veículo corretos, mas, o que é mais importante, a pessoa certa para transmitir cada mensagem.
Esta decisão sobre quem deve comunicar é uma parte fundamental da gestão da comunicação e depende inteiramente da natureza da mensagem e do impacto que se pretende alcançar.
Resumo
a responsabilidade do lider na comunicacao