Transcrição Formas corretas de se apresentar
Nesta secção, vamos explorar vários aspectos que o ajudarão a reforçar as suas competências. Ao praticar a autorreflexão, desenvolverá as competências necessárias para se apresentar com sucesso em diferentes situações.
Além disso, ao adotar uma abordagem positiva da sua linguagem, conseguirá criar uma autoimagem favorável e transmitir uma atitude coerente. Isto terá um impacto na forma como o seu público o vê, tornando-o mais suscetível de o ouvir e de valorizar as suas ideias.
Identidade: Enfatizar a sua singularidade pode ser um desafio, uma vez que toda a gente tem uma identidade única e individual. No entanto, há formas de o fazer:
- Faça uma lista dos traços de personalidade que, na sua opinião, melhor o descrevem. Estes podem incluir qualidades como energia, criatividade, capacidade de análise, organização, empatia, entre outras. Selecione aqueles que considera mais autênticos para si.
- Mostre o seu estilo de comunicação. Por exemplo, se for extrovertido, mostre energia quando fala. Se, por outro lado, é mais introvertido, dê ênfase às suas capacidades de escuta. Adaptar o seu estilo de comunicação à sua personalidade ajudá-lo-á a destacar-se por quem é.
Questionário VIA: Identificar e avaliar as suas competências é fundamental para desenvolver o auto-conhecimento e explorar todo o seu potencial. Uma ferramenta valiosa para este fim é o questionário VIA, o Inventário de Pontos Fortes dos Valores em Ação (VIA). Esta ferramenta utilizada na psicologia positiva serve para identificar e medir os pontos fortes pessoais de um indivíduo. Consiste numa classificação de 24 pontos fortes universais, como a criatividade, a gratidão, a honestidade, a perseverança, entre outros. Após a realização deste teste, é obtida uma pontuação que reflecte o nível de presença e utilização de cada força na vida da pessoa.
Reflexão: Dedicar algum tempo a refletir e a avaliar as suas experiências passadas também lhe permite identificar padrões e reconhecer áreas em que se destaca. Pergunte a si próprio: de que actividades gosto? Em que áreas recebi reconhecimento ou elogios? Que competências sinto que possuo naturalmente?
Ao reconhecer os seus pontos fortes, é essencial valorizá-los. Isto implica reconhecer a sua importância e o impacto positivo que podem ter nas relações com os outros. Pense na forma como podem contribuir para o seu crescimento pessoal, objectivos e interações sociais.
Linguagem positiva: É essencial utilizar uma linguagem positiva ao descrever os seus pontos fortes. Evite a autocrítica excessiva. Em vez de se concentrar no que não consegue fazer ou nas suas fraquezas, concentre-se em realçar as suas capacidades.
Quando se referir a si próprio, escolha palavras e frases que reflictam a sua aprendizagem e experiências. Em vez de dizer "não sou bom nisso", mude o foco para "tenho pontos fortes noutras áreas" ou "sou excelente nisso". Ao adotar uma abordagem construtiva, está a transformar a forma como se vê a si próprio e a criar uma perspetiva mais favorável de si próprio.
Auto-reforço
Transcrição Formas corretas de se apresentar