Transcrição Técnicas
Existem várias técnicas para orientar o comportamento das crianças. É fundamental tê-las em conta para ousar ter uma influência enriquecedora na sua personalidade.
Podem ser utilizados diferentes métodos, tais como: economia de fichas, semáforo comportamental, técnica da sanduíche, entre outros.
O ideal seria combinar e complementar todas as técnicas sem criar uma dependência na sua utilização. O nosso objetivo é incentivar um hábito saudável: o de se comportar bem.
Equilíbrio.
A técnica da sanduíche assemelha-se a uma mesma sanduíche em que as fatias de pão representam os elementos positivos e o recheio os elementos negativos. Dizemos:
- Obrigado por todos aqueles dias em que organizaste os teus brinquedos. Mesmo que não o tenhas feito hoje, é uma boa atitude.
Neste exemplo, foi feita referência ao aspeto negativo: "mesmo que não o tenhas feito hoje", mas de uma forma que não foi tomada de forma defensiva.
Identificar.
O semáforo comportamental é uma técnica visual para identificar os aspectos positivos e negativos. Será utilizado:
- Canetas.
- Um pregador de roupa.
- Papel de cor vermelha, amarela e verde.
Cada cor representa uma emoção diferente: o vermelho representa a tristeza, o amarelo a indecisão e o verde a felicidade. As pinças oscilam consoante o comportamento da criança. Esta técnica é eficaz até aos cinco anos de idade.
Reforçar.
A economia de fichas é uma técnica que incentiva o aparecimento de novos comportamentos através de fichas que podem ser trocadas por boas acções. Por exemplo, para que uma criança deixe de dizer palavrões, mostra-se-lhe a nova ação: a utilização correta do vocabulário.
São-lhe dadas quatro ou cinco fichas, com imagens de algo que a fascina, e é-lhe explicado que as perderá se disser palavrões. Assim, a probabilidade de obter o que foi acordado diminui se perder todas as fichas.
Imaginemos que a criança está interessada em gelados, em visitar o aquário e o jardim zoológico. Podemos dizer: "Vou dar-te cartões como recompensa sempre que fizeres o que eu te pedir. Por exemplo, se te expressares sem usar linguagem grosseira, podes conseguir o que queres".
O valor das fichas será estipulado por nós:
- Preço do gelado: 5 fichas.
- Preço do aquário: 10 fichas.
- Preço do jardim zoológico: 20 fichas.
Modificar.
Se o objetivo é eliminar um comportamento, abordaremos a técnica como um jogo e não como uma regra rígida. Se o seu filho não se sentir à vontade para o fazer, pode recorrer a outras alternativas.
Para modificar o comportamento, a teoria da economia de fichas invertida é muitas vezes eficaz. Este método baseia-se em consequências imediatas. Ou seja, a criança pode aperceber-se rapidamente do que está a fazer de errado e corrigi-lo.
Antes de utilizar a técnica, explica-se que tudo na vida é controlado por regras. Por exemplo, se um peão passa um sinal verde, corre o risco de ser atropelado. Cada ato tem uma consequência, por vezes negativa e infeliz.
Este princípio aplica-se à vida quotid
tecnicas