Transcrição Respeito
O respeito deve ser visto como um dos valores mais importantes a incutir nos nossos filhos desde tenra idade.
O respeito é o pilar da vida em sociedade e é o rosto que ilustra o nível de educação que recebemos no nosso círculo familiar. É necessário que aprendamos a semear este importante valor, a partir do reflexo das nossas próprias acções. Os nossos filhos reproduzem o que vêem em casa, aprendem com as nossas maneiras e tomam-nos como paradigma no seu comportamento. É por isso que a melhor forma de educar é começar por educarmo-nos a nós próprios.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar o princípio do respeito nas relações intrafamiliares, como uma ferramenta útil na educação dos nossos filhos e na implementação de regras e hábitos de conduta social.
O respeito como caminho para a tolerância
O respeito é o caminho mais rápido para a tolerância. Tolerar não é mais do que compreender que, embora haja coisas de que não gostamos ou critérios que não partilhamos, a vida em sociedade exige também uma pluralidade de comportamentos e de expressões.
Nem tudo o que é correto está dentro do nosso quadro moral; as caraterísticas de um indivíduo não devem ser um impedimento nas nossas relações, desde que não ponham em causa o nosso bem-estar pessoal.
Respeitar cada pessoa tal como ela é e não tentar mudá-la para além do que nos diz respeito é o maior sinal de respeito que podemos dar. Se não formos capazes de respeitar os nossos filhos, não podemos esperar que eles o façam no futuro com os seus pares ou com outras pessoas com quem interagem. Ensinar às crianças o valor do respeito desde tenra idade garantirá a formação de pessoas com grande capacidade de adaptação social, capazes de se relacionarem numa sociedade baseada na aceitação e não no ódio ou na discriminação.
Exigir respeito
Outra das formas mais eficazes de ensinar o valor do respeito pela vida em sociedade é aprender a exigir respeito das outras pessoas. O respeito não é apenas para ser dado, mas também para ser exigido quando é violado. Exija respeito aos seus filhos quando eles não o respeitam, mas ensine-os a exigir respeito quando você está errado. A relação pais-filhos não é equilibrada, não é segredo que a autoridade parental é facilmente imposta, mas ter autoridade não é uma licença aberta para ser desrespeitoso e depois exigir ser tratado com respeito.
Autoridade-respeito
A relação autoridade-respeito deve ser compreendida desde a mais tenra idade. Os pais que abusam da sua autoridade sobre os filhos e acabam por ser desrespeitosos estão a transmitir o ensinamento de que ter poder sobre alguém nos dá carta branca para o tratarmos como quisermos e depois exigirmos um tratamento adequado. Acontece que este comportamento pode ser reproduzido pelo seu filho, quer na posição de poder, quer como subordinado. Se o seu filho for o patrão de uma empresa, vai reproduzir este comportamento em relação aos seus subordinados; se for o subordinado, vai deixar-se desrespeitar porque vai acreditar que isso é normal.
Dito isto, reiteramos o que foi dito no início deste guia. A melhor maneira de educar uma criança é começar por nos educarmos a nós próprios. Só assim conseguiremos transmitir uma mensagem coerente e um comportamento saudável a ser replicado pelo nosso filho. Não podemos aspirar a incutir valores apenas com as nossas palavras; as acções têm de ser acompanhadas para que o efeito seja real.
respeito