Transcrição Ensinar a resolver problemas
A resolução de conflitos é uma competência cognitiva importante que merece uma atenção especial. Como é que podemos ensinar os nossos filhos a dominar esta competência?
À medida que as competências de resolução de conflitos se desenvolvem, tornam-se competências inconscientes que são facilmente executadas. No entanto, a eficácia destas competências dependerá do facto de corresponderem ao que é socialmente considerado adequado numa situação problemática.
Aplicar.
Para ensinar os nossos filhos a resolver problemas, podemos aplicar:
- O nível de facilitação: Esta abordagem implica a identificação do problema e a procura de soluções adequadas. Podemos orientar os nossos filhos para que se concentrem no problema, fazendo-lhes perguntas como: Em que é que estás a ter dificuldades? Quantas ideias consegues ter num minuto para o resolver? Essas ideias são realistas? Consegues pô-las em prática?
- A mediação é uma forma eficaz de resolver desacordos entre duas ou mais pessoas. Implica procurar a ajuda de alguém que não esteja envolvido no conflito, como um amigo ou um adulto. O mediador ajuda a estabelecer as bases para um acordo mutuamente benéfico para todas as partes envolvidas.
- A sondagem consiste em refletir e procurar aspectos positivos. Por exemplo, se dois irmãos estiverem a discutir sobre a sua vez na consola de jogos, podem ser feitas perguntas como: "Durante quanto tempo cada um de vocês jogou? O aspeto positivo é avaliado e cada um jogará durante o tempo definido por um temporizador.
- Arbitragem: o pai ou a mãe actua como juiz e dá o veredito. Por exemplo, pode dizer-se à criança: "Pede desculpa a..." e explicar-lhe as razões pelas quais deve pedir desculpa."
Gestão de conflitos.
Alguns elementos-chave para uma correta gestão de conflitos incluem:
- Evitar concentrar-se no passado.
- Elogiar o acordo alcançado e a criatividade utilizada para resolver o conflito.
- Praticar a escuta ativa, uma vez que sem escuta ativa nenhum problema é resolvido.
Um pai detecta que o seu filho está a ser vítima de bullying. Informa-se e age de forma inteligente, falando com os professores e os pais. Oferece apoio ao seu filho e explica-lhe que, embora seja normal que haja pessoas que gostam de magoar, isso não deve afetar a sua autoestima.
resolucao problemas