LOGIN

REGISTO
Buscador

Reforçar o comportamento

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Reforçar o comportamento


Quando dizemos 'reforçar', estamos a falar de melhorar a qualidade das respostas e dos comportamentos dos nossos filhos.

Compreendemos que estabelecer limites firmes é importante para ter uma influência positiva nas nossas relações. O respeito e a confiança são fundamentais para reforçar os laços entre pais e filhos.

Em vez de recorrermos à força, devemos procurar formas mais eficazes de alcançar uma relação positiva que convide ao diálogo. Falaremos da tríade fundamental para o conseguir: empatia, honestidade e responsabilidade.

Compreender o ciclo.

O comportamento humano é influenciado por vários factores que actuam de forma cíclica. Por exemplo:

  • Se estiver a falar com o seu filho e notar que ele está triste, pode tentar animá-lo contando-lhe uma piada. Embora isso possa fazê-la sorrir por um momento, a tristeza persistirá.
  • Tal como numa montanha russa, as nossas emoções, atitudes e percepções da realidade podem mudar constantemente. Num dia estamos eufóricos e no outro apáticos, estes factores emocionais variam na maior parte do tempo.

A empatia.

Para reforçar o comportamento resultante destes elementos variáveis, temos: a capacidade empática, a honestidade e a responsabilidade. Porque é que a empatia vem em primeiro lugar? A capacidade de nos sabermos colocar no lugar do nosso filho significa compreendê-lo melhor e evitar futuros mal-entendidos. Como pai ou mãe, tem o direito de repreender um comportamento inadequado, mas aprenda a olhar para ele da perspetiva do seu filho e pergunte a si próprio:

  • Como é que a rigidez ou o castigo influenciam a sua personalidade?

Honestidade.

É bom demarcar o papel de amigo ou de pai. Um amigo dá-lhe uma sugestão, mas não estabelece as regras. Um pai zela pela segurança do seu filho a todo o custo. Qual seria o meio-termo entre amigo e pai? A confiança, e como é que conseguimos que eles confiem em nós? Sendo suficientemente empáticos para deixarem transparecer os seus verdadeiros sentimentos e se abrirem connosco:

  • Compreendo que isso te faz sentir mal, mas....

Exprimindo outra nuance, mais sensível e emocional. Ser o amigo que os ouve e o pai que os protege.

Responsabilidade.

A responsabilidade é notada quando a criança toma as rédeas da situação problemática e aceita a sua parte no conflito. Não existe uma verdade absoluta, mas podemos olhar para os diferentes pontos de vista para compreender melhor.

Quand


reforcar confianca

Publicações Recentes de educar criancas responsaveis

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?