Transcrição Reforçar o comportamento
Quando dizemos 'reforçar', estamos a falar de melhorar a qualidade das respostas e dos comportamentos dos nossos filhos.
Compreendemos que estabelecer limites firmes é importante para ter uma influência positiva nas nossas relações. O respeito e a confiança são fundamentais para reforçar os laços entre pais e filhos.
Em vez de recorrermos à força, devemos procurar formas mais eficazes de alcançar uma relação positiva que convide ao diálogo. Falaremos da tríade fundamental para o conseguir: empatia, honestidade e responsabilidade.
Compreender o ciclo.
O comportamento humano é influenciado por vários factores que actuam de forma cíclica. Por exemplo:
- Se estiver a falar com o seu filho e notar que ele está triste, pode tentar animá-lo contando-lhe uma piada. Embora isso possa fazê-la sorrir por um momento, a tristeza persistirá.
- Tal como numa montanha russa, as nossas emoções, atitudes e percepções da realidade podem mudar constantemente. Num dia estamos eufóricos e no outro apáticos, estes factores emocionais variam na maior parte do tempo.
A empatia.
Para reforçar o comportamento resultante destes elementos variáveis, temos: a capacidade empática, a honestidade e a responsabilidade. Porque é que a empatia vem em primeiro lugar? A capacidade de nos sabermos colocar no lugar do nosso filho significa compreendê-lo melhor e evitar futuros mal-entendidos. Como pai ou mãe, tem o direito de repreender um comportamento inadequado, mas aprenda a olhar para ele da perspetiva do seu filho e pergunte a si próprio:
- Como é que a rigidez ou o castigo influenciam a sua personalidade?
Honestidade.
É bom demarcar o papel de amigo ou de pai. Um amigo dá-lhe uma sugestão, mas não estabelece as regras. Um pai zela pela segurança do seu filho a todo o custo. Qual seria o meio-termo entre amigo e pai? A confiança, e como é que conseguimos que eles confiem em nós? Sendo suficientemente empáticos para deixarem transparecer os seus verdadeiros sentimentos e se abrirem connosco:
- Compreendo que isso te faz sentir mal, mas....
Exprimindo outra nuance, mais sensível e emocional. Ser o amigo que os ouve e o pai que os protege.
Responsabilidade.
A responsabilidade é notada quando a criança toma as rédeas da situação problemática e aceita a sua parte no conflito. Não existe uma verdade absoluta, mas podemos olhar para os diferentes pontos de vista para compreender melhor.
Quand
reforcar confianca