Transcrição Reavaliação das expectativas
Em que medida é que as expectativas influenciam o comportamento dos nossos filhos? Neste capítulo, vamos explorar as diferentes formas em que as expectativas são geradas.
É importante ser flexível e distinguir entre o real e o imaginário. Vamos evitar que os nossos filhos sofram níveis elevados de stress e de ansiedade quando não correspondem às nossas expectativas.
Expectativas.
As expectativas:
- São os desejos que temos para o futuro em relação a uma determinada pessoa, acontecimento ou situação.
- Podem ser objectivas ou subjectivas.
- É importante adaptá-las às caraterísticas pessoais e às necessidades individuais de cada criança.
Tipos.
As expectativas podem ser classificadas em diferentes tipos, cada um dos quais contribui para a nossa análise objetiva da possibilidade de as realizarmos ou não. Estes tipos de expectativas são:
- Expectativas preditivas.
- Expectativas normativas.
- Expectativas merecidas.
As expectativas preditivas.
As expectativas preditivas são responsáveis por:
- Imaginar o que vai acontecer no futuro.
- Visualizar tudo, desde os gestos até à reação emocional que vai acontecer.
- Esperar que algo aconteça, tendo em conta as experiências passadas e as intuições.
- Predispormo-nos negativa ou positivamente para uma situação.
Expectativas merecidas.
As expectativas que temos em relação aos outros são influenciadas pelo que achamos que merecemos. Por exemplo, como pais, podemos acreditar que merecemos respeito, cooperação e comunicação por parte dos nossos filhos.
No entanto, por vezes, concentramo-nos apenas nesta ideia e não deixamos espaço para o diálogo. Não mostramos interesse pelos nossos filhos e não nos esforçamos por comunicar eficazmente. Para sermos merecedores da sua atenção, é importante reservar tempo para eles.
Expectativas normativas.
As expectativas normativas baseiam-se em ideias ou crenças que foram normalizadas na sociedade. Quando alguém se desvia destas expectativas, pode ser rotulado de forma negativa.
Por exemplo, se um condutor não respeitar um semáforo verde, pode ser considerado irresponsável pelos outros condutores e peões. Do mesmo modo, uma expetativa normativa é que uma criança seja obediente, compreenda, respeite e valorize o nosso estatuto parental.
Expectativas formadas.
O efeito Pigmalião descreve a forma como as nossas expectativas podem afetar o comportamento das pessoas que consideramos importantes.
Se um pai disser a uma criança que ela é muito inteligente, mesmo que não haja provas reais disso, a criança pode, inconscientemente, esforçar-se por c
reavaliar expectativas