Transcrição As palavras que utiliza
As palavras têm um grande impacto no nosso estado de espírito e na forma como nos percepcionamos a nós próprios. É por isso que é importante escolhê-las cuidadosamente e utilizá-las de forma positiva.
Todos temos uma forma única de dar e receber amor, e compreender a "linguagem do amor" das pessoas com quem interagimos permite-nos comunicar de forma mais eficaz.
Significado das palavras.
Muitas vezes, sem prestar atenção ao significado das palavras, cometemos o erro de falar demasiado ou muito pouco.
Estes erros revelam um pensamento ineficaz ou improvisado. Por exemplo, exprimir "amo-te" no meio de uma discussão acesa que parece estar prestes a escalar para a agressão física não seria coerente com a mensagem de amor que se pretende transmitir.
Dicas para evitar erros.
Aqui estão algumas dicas para evitar erros comuns:
- É importante evitar utilizar o verbo "ser" quando se fala da personalidade de alguém, especialmente de uma criança. Em vez de dizer coisas como "You're a crybaby" (És um bebé chorão) ou "You're unbearable" (És insuportável), podemos utilizar o verbo "to be" para nos concentrarmos na situação e não na pessoa. Por exemplo, podemos dizer "Hoje pareces mais sensível" ou "Há alguma coisa que te incomoda?
- Evite generalizar acontecimentos negativos. Em vez de dizer coisas como "Fazes sempre a mesma coisa" ou "Nunca tratas de nada", devemos concentrar-nos no comportamento específico e na forma como pode ser melhorado.
- Para além disso, é fundamental compreender a distinção entre elogiar e encorajar. Elogiar significa reconhecer e expressar admiração por algo que alguém fez bem, enquanto encorajar significa motivar alguém a continuar.
Elogio.
O elogio é uma ferramenta poderosa para reforçar o comportamento positivo. Ao reconhecer uma caraterística ou um feito específico, está a dar à criança um feedback positivo.
Por exemplo, no tempo presente, pode dizer: "Gosto da forma como te comportas quando recebemos visitas. Ou no passado: "Lembro-me de como te portaste bem quando recebemos visitas e estou muito orgulhoso de ti". Isto ajuda a criança a perceber que fez algo bem feito e que as boas acções não são esquecidas.
Encorajamento.
Encorajamos alguém quando reconhecemos o seu processo e esforço. Por exemplo, em vez de dizermos simplesmente "Bom trabalho!", podemos dizer "É admirável que tenhas estudado durante três horas" ou "Tiveste boas notas graças ao teu esforço. Há alguma coisa que possamos fazer para continuar a obter estes resultados?".
Desta forma, encorajamos a pessoa a continuar e a manter a sua produtividade, em vez de nos limitarmos a elogiar o resultado de uma forma superficial.
Dar encorajamento enquanto se verifica o progresso de uma tarefa pode evitar a perda de motivação. Podemos oferecer palavras de encorajamento durante o processo, tais como: "Estás a ir bem", ou "Posso ver o que estás a fazer". Quando as crianças pequenas pensam que são o centro das atenções, é provável que se esforcem mais numa tarefa.
Para os adolescentes, por outro lado, sentir que têm alguma liberdade e independência pode ser mais importante. Frases como "Confio em ti" podem ser eficazes para os motivar.
Linguagem amorosa.
Ao elogiar e encorajar as crianças, é útil ter em conta a sua "linguagem amorosa" - as diferentes formas de expressar e receber afeto - para reforçar as relaç�
palavras