logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O modelo do momento-chave na comunicação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O modelo do momento-chave na comunicação


Educar os filhos exige dos pais, para além do amor, uma preparação adequada para resolver situações nas diferentes fases deste processo, tarefa que se torna mais complexa quando se cria mais do que um filho, a par das crescentes exigências da vida quotidiana e do trabalho.

Para cumprir com sucesso esta responsabilidade, os pais precisam de encontrar modelos que, adaptados às suas circunstâncias, sirvam de guia para a família, dando prioridade ao respeito e ao amor por todos os seus membros, ao mesmo tempo que constroem uma base sólida para que os seus filhos se tornem indivíduos de sucesso quando entrarem no mundo.

Aprender boas práticas

Na maioria das vezes, os pais resolvem as situações que enfrentam com os filhos reproduzindo os padrões com os quais foram formados e, embora os valores básicos do ser humano não variem ao longo do tempo, não se pode negar o sinal distintivo de cada época. Por isso, as referências que os pais assumem devem ser analisadas com cuidado para atualizá-las ao momento em que estão vivendo a experiência da educação, tendo em vista que, além das necessidades materiais, o cuidado com a esfera afetiva é de grande importância na formação da personalidade dos filhos.

Inúmeros pais estão angustiados e desesperados porque, apesar de trabalharem muitas horas, darem aos filhos tudo o que é material para que tenham conforto, os filhos em troca só trazem comportamentos negativos dentro e fora de casa. Embora os pais não tenham respostas, um especialista em psicologia infantil convidá-lo-ia certamente a recordar quando foi a última vez que foram passear juntos, qual é a história preferida do seu filho ao deitar, o que lhe conta sobre os amigos da escola, e uma série de questões que só podem ser respondidas com a presença diária e uma comunicação sincera e sustentada ao longo do tempo.

Os estudiosos do desenvolvimento emocional na infância partilham sempre com os pais muitas estratégias para promover o bem-estar das crianças, mas todos concordam que a companhia física vem em primeiro lugar, o que garante a necessária troca afectiva que nutre as crianças tanto quanto o mais apetitoso dos alimentos.

Modelo do Momento Chave

Este Modelo, para trabalhar o comportamento e a maturidade emocional das crianças, propõe primeiro uma questão importante para os pais expressarem a sua reação inicial quando surge uma situação negativa com os seus filhos. A resposta a esta pergunta determinará o contributo que os pais podem dar para moldar positivamente o comportamento dos seus filhos, porque se os pais forem do tipo de pessoas que explodem perante os problemas, deixando que as emoções tomem conta deles, isso criará um ambiente em que a ofensa e o grito resultarão em rejeição, vergonha e ressentimento, e provocarão uma reação semelhante nas crianças, repetindo o ciclo vezes sem conta, enquanto os adultos não forem capazes de inverter o processo.

Se, pelo contrário, e de acordo com este Modelo de Momentos-Chave, os pais forem capazes de manter a calma e deixar espaço para a reflexão, concentrando-se não em resolver a situação, mas em assumi-la como uma oportunidade para as crianças aprenderem e crescerem emocionalmente, o resultado será muito positivo, porque é um velho princípio universal que se aprende com os erros, e as crianças não são menos receptivas, pelo contrário. A sua tenra idade impede-as de conhecer as coisas em profundidade, e os pais são os melhores guias para lhes mostrar como agir e se comportar, medir as consequências e, a partir daí, aprender a tomar melhores decisões e a ser mais responsáveis.

Quando, num ambiente de emoções controladas, as crianças têm a oportunidade de explicar o que aconteceu e de exprimir as suas ideias e sentimentos, mesmo que não o digam, sentem uma sensação de bem-estar e de segurança ao sentirem-se escutadas e cuidadas pelos pais, as pessoas de quem mais gostam. Para que este Modelo dê bons resultados, os pais devem pô-lo sempre em prática, treinando-se conscientemente para modificar a sua forma de reagir aos acontecimentos do quotidiano e colocar o foco de atenção não no problema em si, mas na possibilidade de desenvolver competências para o seu filho, o que é muito benéfico quando a dinâmica da sua própria vida os obriga a resolver situações e favorece a comunicação entre pais e filhos.

Oportunidades de auto-aperfeiçoamento

O controlo das emoções já é difícil para algumas pessoas, sobretudo para aquelas que vêem a casa como um lugar onde se podem exprimir livremente sem receio de consequências indesejáveis, como acontece no local de trabalho, onde, apesar das divergências, as pessoas optam por se conter.

No entanto, muitos ignoram o facto de que a energia positiva do lar é conseguida pela harmonia que cada membro da família traz.

Se formos capazes de perceber as situações com os nossos filhos como oportunidades únicas de aprendizagem, criaremos um ambiente rico em conhecimento para todos na família e as crianças sentir-se-ão envolvidas na sua própria educação, o que traz grandes benefícios para a dinâmica da vida familiar. Quando as crianças se sentem amadas e bem tratadas pelos pais, geram-se nelas bons sentimentos e desenvolvem um desejo intenso de não desiludir os pais, reforçando a sua capacidade de compreensão e melhorando o seu comportamento, selecionando melhores formas de se divertirem sem causar danos, melhorando o desempenho escolar ou interagindo com os outros de uma forma mais positiva, pois sabe-se que poucas coisas tornam uma criança mais feliz e realizada do que sentir a aprovação dos pais.


modelo momento chave

Transcrição O modelo do momento-chave na comunicação



Publicações Recentes de educar criancas responsaveis

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?