logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Como fazer com que os seus filhos cooperem

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Como fazer com que os seus filhos cooperem


Um desafio importante para todos os pais é, sem dúvida, conseguir que os seus filhos cooperem. Fazemos o maior esforço e não obtemos o mesmo resultado?

Aspiramos a pequenas contribuições dos nossos filhos, tais como: arrumar o quarto, prepará-los para a escola de manhã, manter os trabalhos de casa em dia e também ajudar nas tarefas domésticas, em suma, um verdadeiro esforço familiar.

Em muitas das formas como nos projectamos, impomos aos nossos filhos um padrão de educação que eles não assimilam totalmente e não obtemos bons resultados. Temos o recurso de implantar a obediência, mas esquecemo-nos de algo importante para eles. Estes comportamentos impositivos acabam por semear nos jovens a ideia de que não são suficientemente sérios para assumirem o seu auto-controlo pessoal. Precisamos que eles saibam o quanto se beneficiam positivamente da colaboração na família.

Abordagem autoritária.

Apresentamos muitas vezes um padrão de ordens aos nossos filhos com uma certa abordagem autoritária. Entende-se que, devido à sua idade, eles nos devem respeito e obediência e nós ignoramos a sua vontade e impomos a nossa. Esta imposição é, na verdade, involuntária, devido à falsa ideia de perder o poder sobre os nossos filhos, e os resultados são desfavoráveis. Os jovens precisam de ser respeitados e nós desafiamo-los quando nos concentramos numa relação de poder errada.

Eliminar as lutas de poder.

Apesar de os nossos filhos saberem que somos uma figura de autoridade, temos de eliminar as lutas de poder na nossa dinâmica de intercâmbio. As crianças vêem a necessidade de fazer a sua própria vontade, de serem donas das suas próprias decisões e de não se sentirem comandadas pelos pais.

O que é que podemos fazer para eliminar o comportamento impositivo? A primeira forma de mostrarem uma melhor cooperação é respeitarem a sua integridade moral. Como podemos imaginar, as lutas de poder dentro de casa provocam nos jovens sentimentos de rebeldia e de ressentimento. Não podemos mostrar-lhes, como pais, uma visão rígida do que devem fazer e simplesmente obedecer; em vez disso, podemos criar neles a decisão de incluir a nossa escolha nos seus assuntos de cooperação.

Convidar à cooperação.

Convidar os nossos filhos a cooperar requer uma atitude positiva e favorável para eles, porque em vez de os impormos, damos-lhes opções com o que queremos que façam, para que percebam e declarem o papel que querem assumir.

Vamos arrumar a casa, preferes começar no teu quarto ou ajudar-me na cozinha? Preferes fazer os trabalhos de casa à tarde ou à noite?

Quando damos escolhas aos nossos jovens, eles vêem a possibilidade de serem autónomos em relação às suas obrigações e de estimarem uma decisão própria. A outra parte que podemos obter é o seu empenho em escolher o quê, como e quando realizar as suas acções, como entenderem.

Sentido de liberdade.

Para despertar o sentido de liberdade nos nossos filhos, damos-lhes a possibilidade de se sentirem responsáveis pela situação, determinando eles próprios as condições da nossa tarefa. Podem dedicar algum tempo a determinar como querem resolver os trabalhos de casa, em vez de discutirem sobre o facto de não o quererem fazer.

O importante do sentimento de liberdade é que os jovens vejam a necessidade de se guiarem pela melhor opção, quando somos nós que estabelecemos as regras a um nível geral e eles a um nível particular. Se não tornarmos real para eles um possível sentimento de liberdade, dificilmente se sentirão motivados a cooperar voluntariamente quando precisarmos deles, o que levará à procrastinação e a uma pred


criancas cooperar

Transcrição Como fazer com que os seus filhos cooperem



Publicações Recentes de educar criancas responsaveis

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?