logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Palavras-chave de aconselhamento para o seu filho

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Palavras-chave de aconselhamento para o seu filho


Educar os filhos faz muitas vezes com que os pais se interroguem sobre o que fazer e como fazê-lo, porque é um processo bonito mas complexo.

Existem muitos conselhos, mas este, retirado de um livro famoso, pode ser muito útil:

  • O que fazer? - perguntou o principezinho.
  • Tens de ser muito paciente - respondeu a raposa. "Vais sentar-te um pouco afastado de mim (.) Vou olhar para ti de lado e tu não vais dizer nada. A palavra é uma fonte de mal-entendidos.

Mas, todos os dias, poderás sentar-te um pouco mais perto". Depois, ao despedir-se, deu-lhe outro ensinamento: "O meu segredo é muito simples: só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos".

Aplicar este segredo que a raposa partilhou com o principezinho ao seu processo de educação pode ajudar os pais que desejam orientar os seus filhos para uma vida futura digna e próspera. Crescer com o amor e o apoio dos pais é algo que todas as crianças desejam, no entanto, as boas intenções dos pais não são suficientes se não forem combinadas com acções inteligentes e com as palavras certas, ditas no momento certo. É imperativo que os pais, por amor, escolham cuidadosamente o que é melhor para ajudar os seus filhos; a tarefa não é impossível; a vida mostra que muitos conseguem.

Transmitir mensagens positivas

As crianças precisam de descobrir o mundo e desenvolver competências para se integrarem no ambiente que as rodeia; é por isso que, à medida que crescem, as suas acções impulsionam o seu desenvolvimento físico e psicológico, mas, na maioria das vezes, os adultos vêem nas brincadeiras que elas improvisam actos de indisciplina.

A criança que salta, trepa e corre sem se conter provoca comentários como: "é muito irrequieta, está sempre a inventar". Na realidade, estão sempre a aprender sobre a realidade. Infelizmente, os adultos perdem a capacidade de se maravilhar que alimenta a imaginação das crianças e, no seu papel de cuidar e proteger os seus filhos, só vêem potenciais perigos por detrás das acções dos seus filhos.

Os especialistas sugerem que cuidar e proteger as crianças é ser proactivo e criar um ambiente seguro, livre de descuidos que as possam afetar, estabelecendo regras de comportamento que evitem situações perigosas, tanto dentro como fora de casa.

Os pais que dedicam tempo a observar as actividades dos seus filhos são capazes de relacionar estas acções com um processo necessário de formação e de exercício que permite às crianças melhorar o seu desenvolvimento futuro. Como os adolescentes, que para além dos desafios físicos, podem comunicar de forma desafiante com os adultos, mostrando uma rebeldia que na maior parte das vezes esconde um desejo intenso de testar as suas capacidades.

Todo este processo é sustentado por uma comunicação que nem sempre é adequada por parte dos adultos, razão pela qual os especialistas convidam, uma e outra vez, os pais a examinarem a forma como falam com os seus filhos com respeito e amor, de modo a proporcionar-lhes uma experiência enriquecedora.

Palavras poderosas

A vida mostra que a melhor forma de acompanhar e orientar a aprendizagem das crianças é participar nas suas brincadeiras e permitir que cometam erros, mostrando empatia e encorajando-as a não desistir. As palavras de encorajamento têm um efeito mágico quando são ditas de uma forma sugestiva e não impositiva, tal como manter a distância para que as crianças possam testar os seus conhecimentos e capacidades com calma.

Muitos pais bem sucedidos desenvolveram um repertório de frases positivas que utilizam na comunicação com os seus filhos, tais como:

  • Talvez, se tentares.
  • Talvez, se.
  • Às vezes funciona.
  • Talvez funcione.
  • O que é que achas se.

O uso da tecnologia também traz um novo desafio para as famílias do século XXI, pois são muitas as situações que, a partir das redes sociais, invadem os lares. O velho provérbio que diz: "uma palavra suave é como uma árvore da vida, mas uma palavra má fere a alma", continua a ser muito atual, e alerta pais e educadores para a necessidade de orientar as novas gerações sobre o poder das palavras.

O vocabulário correto

Está provado que a escolha do vocabulário certo para partilhar com as crianças faz a diferença na sua maturidade emocional e estabilidade psicológica, criando um enquadramento calmo para que incorporem conhecimentos e competências de que necessitarão na vida adulta. As palavras inteligentes reforçam nas crianças e nos jovens qualidades como a coragem, a perseverança e a resiliência, ao mesmo tempo que lhes fornecem um padrão de educação que podem aplicar nas suas novas famílias.

Quando os pais dão o exemplo dizendo "obrigado", expressando gratidão, descrevendo a natureza e usando ditados populares ricos, ajudam a formar indivíduos cultos, gentis e respeitadores que não têm medo de expressar as suas opiniões, mas que apreciam a eficácia das palavras ditas de forma atempada, bem escolhida e amorosa.


conselhos sobre palavras chave

Transcrição Palavras-chave de aconselhamento para o seu filho



Publicações Recentes de educar criancas responsaveis

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?