LOGIN

REGISTO
Buscador

Aspectos a ter em conta na preparação das refeições

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Aspectos a ter em conta na preparação das refeições


Para seguir uma dieta corretamente há muitos elementos que deve ter em conta, não basta conhecer os preceitos básicos da mesma. A escolha de um regime alimentar deve ser baseada nas caraterísticas do seu corpo, caso contrário não obterá os resultados esperados; tenha em mente o que estudámos neste curso sobre corpos ectomorfos, mesomorfos e endomorfos. É também importante controlar outros factores, como os hábitos diários, os horários e ter um plano que lhe permita levar a cabo a sua dieta de forma adequada. Nesta lição, abordaremos mais pormenorizadamente este último aspeto. Rotina: Todos nós temos uma rotina na vida, começamos o dia e repetimos quase os mesmos padrões diários, o que inclui, naturalmente, a alimentação. A sua rotina influencia em grande medida este aspeto, pois se tem um ritmo agitado, provavelmente não tem tempo para preparar refeições que garantam a satisfação das suas necessidades nutricionais.

Grande parte da população vive focada nos estudos, no trabalho, na família e não dedica tempo suficiente para se alimentar bem; no entanto, se vai iniciar um regime de dieta, seja por razões médicas, para melhorar os seus hábitos ou para perder peso, deve certificar-se de que arranja tempo na sua rotina diária para preparar corretamente os alimentos que este indica. Comida de plástico: A fast food ou comida de plástico é algo que tendemos a comer quando não temos um planeamento e horários adequados para as refeições. O facto de não pensarmos no que vamos comer, leva-nos a comprar fast food para saciar a fome, no entanto, este tipo de comportamento, se se tornar um hábito, pode representar um perigo para a nossa saúde devido ao seu elevado teor de açúcares, sais, colesterol e gorduras.

Iniciar uma dieta significa eliminar estes alimentos do seu plano alimentar: produtos congelados, doces, pastelaria industrial, pizzas, hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e bebidas com elevado teor de açúcar. Planeamento: Ao iniciar uma dieta, o planeamento das refeições é crucial. Nem todas as dietas são simples e muitas incluem um cálculo diário de calorias de todos os alimentos que ingere, por isso sugerimos que antes de começar a semana, faça um plano com as refeições que quer e pode preparar. Investir este tempo uma vez por semana alivia-o do peso do resto dos dias, basta olhar para o seu planeamento e prepará-lo como indicado.

Outra vantagem do planeamento é que pode procurar os alimentos e condimentos que precisa no mercado com antecedência; devemos recomendar que faça as suas compras semanais numa altura em que não tenha fome, pois isso pode levá-lo a comprar alimentos que não deve comer.

A alimentação: Uma vez decidida a dieta que vai escolher, tendo em conta os elementos mencionados anteriormente, deve pensar nos alimentos que vai incluir no seu plano; é claro que isto estará sujeito ao tipo de dieta que selecionar; no entanto, aqui estão alguns elementos gerais que deve ter em conta ao iniciar qualquer dieta:

  • Incluir uma variedade de alimentos e formas de os preparar.
  • Eliminar ou reduzir a ingestão de alimentos pobres em nutrientes, tais como os que contêm hidratos de carbono simples e gorduras saturadas.
  • Calcular a proporção de macronutrientes que consome.
  • Moderar a quantidade de alimentos que ingere.
  • A menos que pratique o jejum intermitente, certifique-se de que faz pelo menos 2 refeições por dia.
  • Preparar refeições saborosas.
  • Beber líquidos.

Horários recomendados: O horário das suas refeições é muito importante. As pessoas com corpos endomorfos, por exemplo, não devem passar longas horas sem comer, pois isso é prejudicial para a perda de gordura corporal. Por outro lado, comer a horas certas todos os dias estabiliza o metabolismo e melhora a digestão.

As horas que escolhe para comer dependem da dieta que escolheu. No caso da dieta endomórfica, recomenda-se fazer 3 refeições por dia (pequeno-almoço, almoço e jantar), com um intervalo mínimo de 4 horas entre cada uma delas, e não jantar depois das 21 horas.


refeicoes

Publicações Recentes de dietas endomorfos

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?