LOGIN

REGISTO
Buscador

Densidade nutricional da dieta

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Densidade nutricional da dieta


A densidade nutricional é uma das questões mais importantes no desenvolvimento da nossa dieta. Se não tivermos um conhecimento profundo do que está contido na densidade nutricional, acabaremos por ter uma dieta que é tendenciosa e ineficaz para os objectivos práticos que procuramos. Este pode ser um assunto complexo, especialmente porque é um dos mais manipulados pelas cadeias alimentares. Para aprofundar o tema, apresentamos o seguinte guia, onde iremos rever os conceitos básicos da densidade nutricional e os objectivos práticos da densidade nutricional nos alimentos que consumimos diariamente. O que é a densidade nutricional?

A densidade nutricional é utilizada para determinar a representatividade de um nutriente no valor energético de um alimento. É algo como analisar se a correspondência entre calorias e nutrientes nos alimentos é razoável. O facto de um determinado produto ter um valor elevado de nutrientes não significa que seja o mais recomendado, para isso é preciso primeiro averiguar se as calorias que o suportam não são excessivas para os nutrientes que fornece.

A ideia é procurar produtos que tenham a maior quantidade de nutrientes e a menor quantidade de calorias, quanto mais acentuada for a relação, melhor será a qualidade do produto que estamos a consumir. Que alimentos são ricos em nutrientes?

Os nutrientes são compostos por micronutrientes, como minerais, vitaminas e diversas substâncias potencialmente benéficas para o nosso organismo, e macronutrientes, de importância vital para o correto equilíbrio da nossa alimentação.

Um alimento tem uma densidade nutricional mais elevada se fornecer mais nutrientes por caloria do que outro. O que devemos fazer, tendo isto em conta, é não nos guiarmos apenas pelo teor calórico de um alimento, mas certificarmo-nos de que esse baixo teor calórico é corretamente justificado por uma elevada carga de nutrientes, caso contrário não faz sentido ingerir poucas calorias à custa de privar o nosso organismo dos compostos de que necessita para se manter saudável. Aplicação incorrecta da densidade nutricional. Consequências: Se não dominar corretamente a densidade nutricional, pode acabar por consumir alimentos prejudiciais para o seu organismo e ricos em calorias, só porque o rótulo nutricional vende o produto como sendo rico em nutrientes. A verdade é que para uma pessoa com um corpo endomorfo este erro é inadmissível. O que estará a fazer é engordar muito facilmente, quando poderia ter tido acesso a produtos muito mais ricos em nutrientes, sem necessidade de colocar tantas calorias no seu corpo.

Outra consequência muito significativa é que, uma vez completada a ingestão calórica proposta no seu plano de dieta, é provável que a quantidade mínima de nutrientes que o seu organismo exige tenha ficado por satisfazer. Avalie o tipo de nutriente de que a sua dieta necessita: Agora que já sabe o significado de densidade nutricional e o papel que esta desempenha na nossa dieta, é importante desmontar outro preconceito que gira em torno da mesma. Um alimento altamente nutritivo não é necessariamente um alimento de que precisamos. Como já vimos, se um alimento tem uma quantidade elevada de nutrientes em relação às calorias que fornece, é um alimento nutritivo. No entanto, quando pensamos na fruta, sabemos que é rica em nutrientes porque tem poucas calorias. Mas a primeira coisa a pensar é se precisa do nutriente que a fruta vai fornecer. Pode ser que a sua dieta não procure fornecer mais vitamina C, e nesse caso um alimento altamente nutritivo como a laranja não estaria a cumprir qualquer função na sua dieta.

Em qualquer caso, avalie que tipo de nutrientes a sua dieta exige e tente consumir os alimentos que fornecem menos calorias e são ricos nesse nutriente. Conhecer este conceito ajudá-lo-á a tirar o máximo partido de cada caloria que entra no seu corpo.


refeicoes densas

Publicações Recentes de dietas endomorfos

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?