Transcrição Proteína de soro de leite dos leites
Um dos suplementos mais populares no mundo do fitness é a proteína de soro de leite. Muitos fisiculturistas e atletas consomem este produto para melhorar os resultados dos seus treinos, pois é útil para a construção de massa muscular ou hipertrofia.
Nesta lição, vamos explicar tudo sobre este suplemento: o que é, como deve ser consumido, horários recomendados, riscos e benefícios. Lembre-se também que não existem dois corpos iguais, e os métodos que funcionam para um grupo de pessoas podem não funcionar necessariamente para si. É por isso que voltamos a sublinhar que a toma de suplementos deve ser supervisionada e que os seus resultados dependem em grande parte do plano de treino e dos hábitos alimentares que adotar.
O que é a proteína de soro de leite?
Antes de mais, deve saber que o leite é composto por duas proteínas: a caseína e a whey. Esta última tem baixos níveis de lactose e é considerada uma proteína completa, pois contém os 9 aminoácidos essenciais e aumenta os aminoácidos plasmáticos. Este suplemento é normalmente utilizado no desenvolvimento da massa muscular, uma vez que fornece a base para a recuperação e preservação dos músculos após uma sessão de treino.
Quantidade recomendada: Uma das dúvidas mais comuns que surgem quando começamos a consumir proteína de soro de leite é qual é a quantidade ideal; esta não tem uma resposta definitiva, pois está sujeita a factores como o peso corporal que temos, a concentração do suplemento que compramos ou o tipo de proteína do leite.
Uma fórmula geral utilizada para determinar a quantidade de suplemento que deve consumir é multiplicar o seu peso corporal (em quilogramas) por 2,5. O resultado deste cálculo são os gramas de proteína de soro de leite que deve tomar. Este valor deve ser distribuído ao longo do dia pelas diferentes refeições que faz.
Tipos de proteínas de soro de leite: A forma como são processadas determina a sua classificação num tipo ou noutro:
- Concentrada: Esta proteína de soro de leite contém mais lactose e gordura do que as restantes, além de ter um sabor mais agradável. Os seus níveis de compostos bioactivos são elevados.
- Isolada: O processamento desta proteína de soro de leite é concebido para conter baixos níveis de lactose e gordura. Tem também um baixo teor nutricional.
- Hidrolisada: É uma proteína de soro de leite pré-digerida, pelo que é mais facilmente absorvida pelo organismo. Tem tendência para aumentar os níveis de insulina.
Horas recomendadas: Muitos estudos afirmam que as horas ideais para consumir proteína de soro de leite são antes, durante e depois do treino; no entanto, a prática tem demonstrado que a eficác
proteina soro leite