Transcrição Tipos de corpos
Já deve ter reparado, por experiência própria, que nem todos os corpos são iguais. Provavelmente conhece pessoas magras que têm dificuldade em engordar, outras com um corpo atlético e outras com uma silhueta mais cheia e redonda. Não é por acaso que a ciência classifica os corpos em três categorias exactas.
O corpo humano é a integração das estruturas que lhe permitem funcionar: cabeça, tronco e membros com a sua respectiva composição de sistemas e órgãos. Os corpos podem ser distinguidos e, portanto, classificados de acordo com a constituição dos ossos, a distribuição da massa muscular e os locais onde se acumula a gordura corporal. Desta forma, obtêm-se três classificações muito gerais dos corpos humanos: ectomorfos, mesomorfos e endomorfos.
Diz-se que as classificações são gerais porque cada corpo tem caraterísticas únicas que nem sempre, ou melhor, raramente, podem ser classificadas numa única distinção. Nesta lição, vamos explicar este assunto. Corpos ectomorfos: As pessoas com corpos ectomórficos caracterizam-se por serem magras, com pouca massa muscular e pouca gordura corporal. Os indivíduos com estas caraterísticas têm normalmente dificuldade em ganhar peso, o que se deve ao facto de o seu metabolismo ser mais rápido, pelo que queimam energia mais rapidamente do que outros organismos. Esta é a razão pela qual as pessoas com corpos ectomórficos têm um peso inferior à média da população.
Do ponto de vista nutricional, este facto tem consequências: o metabolismo acelerado faz com que os nutrientes obtidos a partir dos alimentos não sejam devidamente absorvidos. Assim, recomenda-se uma dieta rica em proteínas e em calorias. Os ectomorfos não só ganham peso com dificuldade, mas também massa muscular. Estas pessoas têm ossos estreitos e membros compridos, pelo que a dieta e o exercício físico são elementos que devem ser combinados corretamente para conseguir o desenvolvimento muscular. Corpos mesomorfos: A representação de um corpo mesomorfo, é aquele amigo que em 2 meses de ginásio consegue o que alguém mediano consegue em 4. Pois é, são os chamados corpos atléticos, pessoas geneticamente privilegiadas que possuem um metabolismo equilibrado e com predisposição para o ganho de massa muscular.
O estereótipo dos corpos mesomorfos é o de uma pessoa com grandes músculos, costas largas e cintura estreita. Mesmo assim, não perdem peso facilmente e devem submeter-se a dietas pobres em gorduras e calorias se quiserem perder peso. Embora a beleza seja muito relativa, este tipo de corpo é considerado popularmente como perfeito e ideal. Corpos endomorfos: Os corpos endomorfos são aqueles que acumulam mais gordura devido ao seu metabolismo lento. Uma caraterística muito identificadora desta classificação é o facto de terem tendência a ter uma pele larga, especialmente na zona do tronco. Apesar de necessitarem de fazer dieta para controlar o seu peso, têm mais facilidade em ganhar massa muscular, ou seja, não têm músculos naturalmente definidos como os mesomorfos, mas com um bom treino físico conseguem obter resultados muito satisfatórios. Nas próximas aulas, falaremos mais sobre os corpos endomorfos. Outras classificações: Já explicámos quais são as distinções gerais mais conhecidas pelas quais se classificam os corpos humanos, no entanto, existem outras distinções menos conhecidas, dadas sobretudo pela forma da silhueta da pessoa:
- Corpo triangular: É utilizado para designar as pessoas com ancas largas, cuja parte superior do corpo é mais estreita do que a parte inferior.
- Corpo triangular invertido: Muito comum nos desportistas, é, como o nome indica, o oposto do corpo triangular explicado acima, ou seja, a parte superior do corpo é mais larga do que a parte inferior. O treino físico dos desportistas tende a favorecer a formação deste tipo de corpo, sobretudo em modalidades onde o treino das costas e dos ombros é intensificado, como a natação.
- Corpo em maçã: Estas pessoas não têm necessariamente de ser obesas, podendo ter os membros finos, mas acumulam gordura corporal no meio do corpo, ou seja, na zona entre os ombros e as ancas.
- Corpo oval: Não têm grande definição na cintura e a largura dos ombros é normalmente semelhante à das ancas.
- Corpo quadrado: Esta categoria refere-se a corpos onde a cintura não é diferenciada e dos ombros às ancas tudo tem a mesma largura.
- Corpo ampulheta: É um dos corpos considerados mais atractivos, especialmente nas mulheres, podendo referir-se a pessoas com uma cintura pronunciada e um equilíbrio entre a parte superior e inferior do corpo, deixando uma silhueta semelhante à de uma ampulheta.
corpos tipo