Transcrição Testosterona
A maioria das pessoas que se iniciam na boa forma física quer saber como aumentar naturalmente os níveis de testosterona do seu corpo.
Compreensivelmente, esta é uma preocupação comum, uma vez que a testosterona é a hormona responsável pelo crescimento da massa muscular.
Nesta lição, vamos analisar a testosterona, a sua função no corpo e, mais importante, como obtê-la naturalmente sem recorrer a suplementos que nem sempre são benéficos.
O que é a testosterona?
É uma hormona esteroide com um papel importante no desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos. É produzida principalmente nos testículos. As mulheres também produzem testosterona, este processo ocorre nos ovários e nas glândulas supra-renais. O nível de testosterona nos homens é muito mais elevado do que nas mulheres, sendo 20 vezes superior.
Os valores normais desta hormona num homem adulto variam entre 300 e 1000 ng/dl, enquanto nas mulheres variam entre 15 e 70 ng/dl.
Os estrogénios são outro tipo de hormona esteroide sexual. Embora ambos os sexos tenham estrogénios e androgénios, os primeiros são conhecidos como hormonas femininas e os segundos como hormonas masculinas.
A testosterona tem efeitos anabólicos, que são os que nos interessam nesta lição. Esta hormona é responsável pelo desenvolvimento e maturação dos ossos, pelo aumento da densidade óssea e pelo crescimento da massa muscular.
Administração de testosterona exógena
Existem muitos medicamentos e suplementos que aumentam os níveis de testosterona no organismo. No entanto, como referido no início da aula, estes nem sempre são benéficos para a saúde.
Entre os efeitos adversos mais comuns estão o aumento da próstata, o desenvolvimento anormal dos seios e a retenção de líquidos no corpo. Por isso, recomendamos que consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. Ele é o único habilitado a prescrever uma dosagem, se necessário, em função da deficiência específica de que padece e das caraterísticas do seu organismo.
Estas são as formas tradicionais utilizadas para administrar testosterona externamente ao corpo:
- Pensos
- Gel
- Implantes
- Injecções
Formas de aumentar a produção de testosterona no organismo
Existem estratégias para aumentar naturalmente a testosterona, mas devemos entender que essas estratégias são limitadas. A limitação é genética. As dicas que lhe vamos dar devem ser utilizadas para maximizar a produção de testosterona no seu corpo.
Evitar o stress: O antagonista da testosterona são os estrogénios. Estes são produzidos em estados de fadiga ou stress, pelo que, nestes casos, ocorre o processo oposto ao anabolismo: o catabolismo.
Escolha uma dieta adequada: É necessário consultar um nutricionista para preparar uma rotina alimentar rica em gorduras. Recomenda-se que as gorduras constituam 20 a 30 por cento da ingestão diária de calorias. É importante que estas gorduras sejam provenientes de uma mistura adequada de gorduras saturadas, monoinsaturadas e polinsaturadas. Por outro lado, deve certificar-se de que os seus níveis sanguíneos de vitamina D e zinco são elevados, uma vez que estes compostos têm propriedades muito benéficas para a saúde óssea.
Conceber um treino especializado e eficaz: As rotinas de exercício devem ter um propósito baseado nas caraterísticas do seu corpo e nos objectivos que pretende atingir, pelo que recomendamos que personalize o seu treino com a ajuda de um profissional.
Descanso prolongado: O sono é importante para que o seu corpo tenha energia suficiente para enfrentar as tarefas que realiza no dia a dia. No entanto, neste caso, o sono é ainda mais importante, uma vez que a maior parte da testosterona é produzida durante este processo.
Alimentos que aumentam a testosterona
Anteriormente, falámos sobre a importância de escolher a dieta certa para aumentar a testosterona no corpo. Aqui está uma lista dos alimentos que são proibidos para esses fins e aqueles que você deve aumentar:
- Evitar açúcares: Está provado que após a ingestão de bebidas ou alimentos com muito açúcar, os níveis desta hormona no organismo diminuem.
- Limite ou elimine o consumo de álcool.
- Coma uma variedade de frutas e legumes.
- Aumente a quantidade de gorduras saudáveis na sua dieta.
- Coma alimentos como ovos, alho, carne de vaca, ostras e brócolos.
testosterona