LOGIN

REGISTO
Buscador

Óleo de peixe

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Óleo de peixe


Provavelmente já ouviste dizer que é bom comer peixe. Apesar de ser uma generalização, tem de facto grandes benefícios e nesta lição vamos explicar porquê. O salmão, o atum, a cavala e a sardinha são peixes ricos num composto altamente positivo para a saúde: os ácidos gordos ómega 3. Uma dieta equilibrada deve conter esta substância, pois está provado que alivia a artrite, protege o coração de doenças cardíacas, reduz o risco de demência, entre outras coisas.

No entanto, vamos estudar outro suplemento alimentar que provém dos tecidos de certas espécies de peixes: o óleo de peixe. Há anos que o óleo de peixe é considerado um ótimo alimento, pois contribui para o processo de crescimento celular e promove a atividade das células. O óleo de peixe pode ser ingerido através do consumo de peixes com uma composição rica em ómega 3, como os mencionados acima, ou através da toma de cápsulas de óleo de peixe.

Assim, se o peixe não é um alimento que lhe agrade, estes suplementos são a sua melhor opção. O recurso a uma destas alternativas é essencial, uma vez que o organismo não produz os seus próprios ácidos gordos ómega 3. Infelizmente, devido ao processamento industrial dos alimentos, os ácidos gordos ómega 6 predominam na dieta ocidental, sendo os ácidos gordos ómega 3 16 para 1 na dieta ocidental. Embora os ómega 3 sejam considerados gorduras saudáveis, um rácio tão desequilibrado pode ter consequências negativas para a saúde.

Se está a perguntar-se qual é a proporção correta entre um e outro, devemos dizer-lhe que os estudos científicos sobre o assunto não têm resultados únicos. Alguns defendem um rácio de 1:1, enquanto outros discordam. É por isso que recomendamos que procure um equilíbrio e que se certifique de que a sua dieta e os suplementos de peixe e de óleo de peixe o ajudam a alcançá-lo.

Benefícios do óleo de peixe

Agora, quais são os benefícios do óleo de peixe?

  • Baixa a tensão arterial.
  • Reduzir significativamente os níveis de triglicéridos no sangue.
  • Protege o corpo de doenças cardíacas.
  • Reduz a dor e o inchaço das articulações e melhora o apoio articular.
  • Produzir uma ligeira melhoria no colesterol de lipoproteínas de alta densidade.

Recomendamos o estudo de investigação realizado pela Universidade de Wageningen e pelo Centro de Bioestatística da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, publicado na revista "Hypertension"; a investigação da Clínica Mayo; e um ensaio clínico publicado no "The Journal of Rheumatology". Todos estes trabalhos científicos falam dos benefícios comprovados do óleo de peixe.

Como deve ser tomado o óleo de peixe?

A dosagem deste suplemento deve ser consultada com um especialista em função do seu objetivo. Como já foi explicado, as suas utilizações e benefícios são múltiplos. Pode chegar a 6 gramas por dia se o objetivo for a redução da dor.

No entanto, a norma recomendada é um grama de óleo de peixe por dia.

Efeitos secundários do óleo de peixe

Este suplemento é seguro, desde que seja consumido de acordo com as indicações. É claro que o consumo excessivo pode ter consequências graves para a saúde. Podem surgir sintomas desagradáveis, como mau hálito ou flatulência. Podem igualmente provocar indigestão, náuseas e diarreia.

Aumenta a probabilidade de azia. Diminui os níveis de vitamina E. Este composto ajuda a prevenir doenças relacionadas com a visão, o colesterol e o coração. Quando associado a um tratamento anticoagulante, o óleo de peixe, sendo um inibidor da coagulação, pode provocar hemorragias nas gengivas e no nariz.


oleo peixe

Publicações Recentes de criacao dietas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?