LOGIN

REGISTO
Buscador

Diferenças entre homens e mulheres

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Diferenças entre homens e mulheres


O tema que discutiremos a seguir foi delineado a partir de algumas das abordagens efectuadas nos guias anteriores. É um ponto importante a considerar quando se fala de nutrição e dieta.

Pensar que homens e mulheres, pelo simples facto de pertencerem à mesma espécie, funcionam biologicamente de forma idêntica, é um dos erros mais comuns quando se analisa o conteúdo e o programa de uma dieta. Esta questão, se for ignorada, pode conduzir inevitavelmente a uma dieta errada, e é por isso que consideramos de importância vital explicar os pontos mais significativos a este respeito.

A seguir, tentaremos abordar o assunto a partir dos aspectos que deve considerar antes de planear a sua dieta, para que possa ajustá-la às suas condições biológicas reais.

Existem diferenças a considerar entre homens e mulheres?

Sim, as diferenças existem e são perceptíveis. Logicamente, temos as mesmas necessidades e consumimos os mesmos produtos, mas é a forma como cada organismo interage com esses alimentos que torna especial o tratamento diferenciado entre os sexos.

São muitos os aspectos que influenciam este fenómeno, desde processos que só dizem respeito às mulheres, como o período menstrual, até caraterísticas óbvias como a diferença entre a massa muscular de um homem e de uma mulher. Aspectos como estes serão abordados nas secções seguintes deste guia.

Massa muscular

Para evitar confusões, deve ficar claro que os dados fornecidos abaixo se baseiam em estatísticas gerais, não sendo válido atender a particularidades que se reflectem em determinados homens ou mulheres. São questões presentes em amostras consideráveis de uma população.

Isto porque, certamente, todos conhecemos uma mulher que tem um físico visivelmente mais musculado do que muitos homens, mas, mais uma vez, em grandes amostras populacionais, esta seria uma exceção à regra, por isso, se é mulher e não se considera incluída nesse grupo, estes aspectos aplicam-se a si.

Os homens têm um terço a mais de massa muscular do que as mulheres, o nível de testosterona nos homens é muito mais elevado do que nas mulheres, e isto traduz-se numa genética que tende para menos gordura e mais músculo.

Tudo isto é importante quando se trata de nutrição pela simples razão de que o metabolismo associado à massa muscular é consideravelmente mais elevado do que o da gordura, pelo que as pessoas mais musculadas queimam geralmente mais calorias do que as menos musculadas.

Isto tem uma segunda leitura: podemos dizer, em princípio, que um homem precisa de mais calorias do que uma mulher se quiser manter a sua massa muscular. Este é um dos factores pelos quais as dietas devem ser adaptadas e não copiadas. Porque um mau plano que a obrigue a consumir as mesmas calorias que um homem pode apresentar resultados desfavoráveis nos seus efeitos.

Dito isto, existe uma certa tendência genética que favorece os homens na queima de calorias associadas à massa muscular. Se for mulher, tenha em mente que o seu esforço deverá ser redobrado neste sentido, e seguindo esta lógica, é válido referir que homens e mulheres que atinjam caraterísticas semelhantes neste aspeto, usufruirão dos mesmos benefícios, pois não é o seu sexo que influencia diretamente, mas sim as caraterísticas que o seu corpo possui. Portanto, essa é uma desvantagem que podemos superar fazendo as coisas da maneira correta.

Necessidades em termos de macronutrientes

Depois de analisarmos as diferenças de massa muscular entre homens e mulheres, a tese seria a de que um homem precisa de mais macronutrientes do que uma mulher.

Mas isto não é inteiramente verdade. Só se aplica se o homem pesar mais do que a mulher, e a realidade é que, embora a massa muscular tenha muito a dizer a este respeito, não é de forma alguma decisiva.

Por isso, se já ouviu dizer que os homens devem comer mais do que as mulheres, isso é totalmente falso. As pessoas mais pesadas precisam de comer mais do que as pessoas mais leves se quiserem manter os seus padrões corporais actuais.

Necessidades de micronutrientes

O que foi dito acima aplica-se apenas aos macronutrientes (gorduras, proteínas e hidratos de carbono), mas no caso dos micronutrientes (vitaminas e minerais derivados da ingestão de alimentos) há certas regras a considerar.

O ferro, por exemplo, um mineral essen


diferencas entre homens mulheres

Publicações Recentes de criacao dietas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?