Transcrição Suplementos de alho
Já deve ter ouvido falar das grandes propriedades do alho. As suas utilizações não se limitam a temperar os alimentos nas cozinhas, mas está provado que traz grandes benefícios para a saúde dos seres humanos. No entanto, a pessoa comum não gosta de comer alho em qualquer ocasião, apesar de conhecer os seus efeitos positivos, e isso deve-se ao seu sabor forte e ao hálito que fica depois de o consumir. Existe uma solução para este problema, e é a ela que dedicamos esta lição: as cápsulas de alho.
Propriedades e benefícios do alho
Antes de falarmos sobre as cápsulas de alho, vamos analisar mais de perto as propriedades e os benefícios do alho.
Na antiguidade, o alho era muito utilizado pelas civilizações da época para tratar problemas de saúde. Alguns deles eram: doenças cardíacas e respiratórias, infecções associadas a feridas, aparecimento de parasitas no trato intestinal, asma e até tumores.
O progresso científico demonstrou que, embora a utilização do alho para as doenças acima referidas se devesse ao desconhecimento de tratamentos mais eficazes para estas afecções, o alho tem efetivamente propriedades muito positivas para o organismo humano. Entre os benefícios atualmente reconhecidos ao alho contam-se a redução do colesterol, o controlo da tensão arterial e o reforço do sistema imunitário. É também reconhecido como um anti-inflamatório eficaz e reduz o risco de cancro.
Cápsulas de alho
As cápsulas de alho são um suplemento ideal para as pessoas que consomem pouco alho. Como mencionado acima, as cápsulas de alho resolvem o problema do mau hálito que muitas vezes nos impede de consumir alho. Elas são desprovidas desse odor. Há também pessoas que simplesmente não gostam de consumir alho nas suas refeições, e neste caso, as cápsulas ajudam a fornecer ao corpo destas pessoas os grandes benefícios da ingestão de alho.
Os efeitos positivos das cápsulas são semelhantes aos mencionados anteriormente para o alho, no entanto, neste guia iremos alargar alguns deles:
- Controlo da pressão arterial: O alho tem compostos bioactivos que contribuem para o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando assim o fluxo sanguíneo no corpo e, em última análise, diminuindo a pressão arterial. Curiosamente, também reduz o risco de coágulos sanguíneos.
- Prevenção de doenças cardíacas: Os componentes do alho ajudam a reduzir o colesterol mau (LDL) e a aumentar o colesterol positivo (HDL). Noutras ocasiões falámos do perigo de ter triglicéridos elevados, já que o consumo de alho faz com que estes diminuam e, portanto, contribui para a melhoria da saúde cardiovascular. A sua ingestão também previne ataques cardíacos e arteriosclerose.
- Reforço do sistema imunitário: A alicina, um composto presente no alho, ajuda a inibir o crescimento e a proliferação de bactérias. Ao mesmo tempo, o consumo de alho provoca um aumento das células de defesa do organismo.
- Poder anti-inflamatório: Um dos grandes benefícios desta propriedade do alho é o alívio dos sintomas de doenças como a osteoartrite.
- Prevenção do envelhecimento precoce: Os compostos de enxofre do alho conferem-lhe grandes propriedades antioxidantes. Isto contribui para o cuidado da pele e previne o aparecimento de doenças crónicas relacionadas com a pele.
- Propriedades anti-cancerígenas: os efeitos anti-tumorais e anti-cancerígenos do alho devem-se às suas propriedades anti-inflamatórias, imunoestimulantes e antioxidantes já referidas.
- Favorecea perda de peso: estudos inconclusivos parecem demonstrar que o consumo de alho previne a acumulação de gordura no organismo, reduzindo a multiplicação das células adiposas no corpo.
Doses recomendadas
A dosagem dos suplementos a tomar deve ser recomendada por um nutricionista profissional. Isto porque devem ser tidos em conta vários factores: tipo de suplemento, frequência de ingestão do alho natural, doenças que o indivíduo tem, medicamentos prescritos, entre outros. Mesmo assim, a dosagem geral recomendada é entre 600 e 900mg por dia. Esta é distribuída da seguinte forma: 300 mg, em três vezes ao dia, geralmente após as refeições. A dose deve ser mantida por um período médio de 2 meses.
Efeitos secundários
Embora o alho e, por conseguinte, as cápsulas suplementares, possam ser benéficos para o tratamento e a prevenção de doenças cardíacas, os estudos mostram que podem ser prejudiciais em alguns casos para as pessoas com doenças cardíacas. Esta é uma das razões pelas quais recomendamos sempre a consulta de um profissional antes de tomar suplementos.
Estes danos resultam da utilização incorrecta de suplementos de alho em combinação com determinados medicamentos para o tratamento de doenças cardíacas. Como já foi referido, o alho tem propriedades anticoagulantes, o que, combinado com a ingestão de comprimidos com a mesma função, pode levar a hemorragias.
Contra-indicações dos suplementos de alho
Estes suplementos são contra-indicados para mulheres grávidas e crianças com menos de 3 anos de idade. No primeiro caso, isto deve-se ao facto de alterar o sabor do leite materno. Também é proibido tomar alho antes de uma cirurgia, devido às propriedades anticoagulantes mencionadas acima.
É importante consultar um especialista antes de tomar estes suplementos, uma vez que estão contra-indicados em combinação com muitos medicamentos, como o paracetamol e a varfarina.
alho