Transcrição O corpo como ferramenta de desaceleração
O princípio da «Co-Regulação»: Transmitir calma
Em situações de conflito ou tensão, as emoções são contagiosas. Se um líder reage com agitação, é provável que a outra pessoa também se exalte. No entanto, a calma também é contagiosa.
O princípio da «co-regulação» descreve como a presença tranquila e estável de uma pessoa pode ajudar a acalmar o sistema nervoso de outra.
Ao manter conscientemente uma postura relaxada, uma respiração pausada e uma expressão serena, o líder atua como uma âncora, influenciando positivamente o estado emocional do interlocutor e facilitando que este também regresse a um estado mais calmo.
Postura aberta e tom baixo para reduzir a perceção de ameaça
Para desacelerar ativamente uma situação tensa, é crucial adotar uma linguagem corporal que reduza a percepção de ameaça.
Manter uma postura aberta e neutra (evitando cruzar os braços ou invadir o espaço) comunica que não se busca a confrontação.
Complementar isso com um tom de voz suave e um ritmo de fala lento também ajuda a diminuir a intensidade emocional.
Esses ajustes não verbais sinalizam disposição para colaborar em vez de dominar, criando um ambiente mais seguro para o diálogo.
O espelho e a liderança: igualar para depois liderar
Uma técnica avançada para conduzir uma conversa tensa à calma envolve primeiro sintonizar-se sutilmente com o estado da outra pessoa (sem imitar a agitação) para estabelecer uma conexão inicial ou rapport.
Uma vez estabelecida essa conexão empática básica, o líder pode gradualmente modificar a sua própria linguagem corporal e tom para um estado mais aberto e calmo.
Muitas vezes, devido ao princípio da co-regulação e à tendência para espelhar, a outra pessoa seguirá inconscientemente essa mudança, permitindo ao líder «liderar» a interação para um estado emocional mais co
o corpo como ferramenta de desaceleracao