Transcrição A autoconfiança e a contagiosidade da CNV
O feedback corpo-mente (Self-Affect)
A comunicação não verbal (CNV) não só influencia a forma como os outros nos percebem, como também tem um impacto direto no nosso próprio estado interno. Existe uma retroalimentação constante entre o nosso corpo e a nossa mente.
Se o seu corpo envia certos sinais (como adotar uma postura de confiança ou falar com calma), esses sinais não só chegam aos outros, mas também a si mesmo, influenciando a forma como se sente.
As ações físicas e a forma como se apresenta podem moldar ativamente o seu estado emocional e nível de confiança.
O ciclo da confiança: a CNV positiva eleva o estado interno
Essa retroalimentação entre o corpo e a mente pode criar um ciclo positivo. Quando adota conscientemente uma CNV positiva — como ocupar mais espaço, manter uma postura firme e falar com confiança —, isso não só projeta segurança para os outros, mas também reforça a sua própria sensação de confiança.
Sentir-se melhor e mais seguro, por sua vez, leva-o a exibir uma CNV ainda mais positiva e eficaz.
Este ciclo virtuoso demonstra como a prática intencional de uma linguagem corporal confiante pode elevar o seu estado interno e melhorar continuamente a sua presença.
Usar o «Fake it till you make it» para reiniciar o estado
Às vezes, pode ser mais fácil começar por controlar os aspetos tangíveis da sua CNV (a sua postura, a sua forma de falar, o seu ambiente) para influenciar os aspetos intangíveis (como se sente, o seu nível de confiança). Esta abordagem está alinhada com o conceito de «finja até conseguir».
Ao agir como se se sentisse seguro através da sua linguagem corporal, pode «reiniciar» o seu estado interno e começar a sentir-se realmente mais seguro.
Usar conscientemente a sua CNV como uma ferramenta pode ajudá-lo a elevar a sua própria confiança de fora par
a autoconfianca e a contagiosidade da cnv