LOGIN

REGISTO
Buscador

O autoengano e suas consequências

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição O autoengano e suas consequências


O autoengano, ou a falta de honestidade sobre quem somos, tem consequências devastadoras na confiança.

Projetar uma imagem falsa para impressionar os outros, seja no âmbito pessoal ou profissional, cria expectativas insustentáveis.

Quando a verdade das nossas ações é revelada, a outra pessoa sente uma profunda traição e, em alguns casos, a relação pode ser irremediavelmente rompida.

A pretensão e as falsas promessas

A pretensão de ser alguém que não é um ato de autoengano que tem graves consequências nas relações.

Quando tenta impressionar alguém seduzindo-o para ser algo que não é, algo que não é sustentável, sendo mais gentil do que costuma ser, mais presente do que gostaria de ser a longo prazo, mais atencioso e carinhoso do que realmente é, então está a preparar essa pessoa para ser decepcionada no futuro.

A confiança pode funcionar como uma restrição para alguém que está fingindo ser algo que não é.

Ao comportar-se de uma determinada maneira, a outra pessoa fará uma série de suposições sobre si com um certo grau de certeza com base no que mostrou.

E se agir de uma forma que esteja fora da imagem que ela concebeu sobre si, ela perceberá que não é quem pensava que era.

A idealização e o sentimento de traição

Se pensava que sabia quem você era, mas no fundo não sabia porque tudo era uma encenação, mas confiava em você com base nisso, então descartei todas as possibilidades.

Isso inclui as coisas que poderiam me magoar.

Portanto, quando age de uma forma que é contrária ao que eu pensava de si, ou será uma lição, porque precisarei atualizar a forma como concebo quem você é para que corresponda à realidade de quem tenho diante de mim.

Ou, num extremo mais sombrio do espectro, pode ser destrutivo porque podes ter traído a minha confiança de forma irreparável, sendo infiel, por exemplo.

E quando isso acontece, significa que toda a história que me contavas sobre quem és, a natureza da nossa relação, o passado que partilhámos juntos ou o futuro que imaginei para nós, era tudo uma mentira.

É destrutivo para a autoestima daqueles que passam por isso, e eles vão proteger-se ao não serem capazes de confiar novamente.

A honestidade como pilar da relação

O primeiro pilar de qualquer relação saudável é a nossa capacidade de dizer a verdade. Basicamente, traímos a nós mesmos quando não somos capazes de fazer isso.

E há duas razões principais pelas quais comprometemos a verdade.

Ou quero controlar a imagem que você tem de mim e, portanto, me importo mais com a minha imagem do que com a minha personalidade, porque estou a tentar agradá-lo e corresponder ao que acho que você vai gostar.

Ou simplesmente porque me faz sentir bem ser apreciado por algo que não sou, em detrimento da minha integridade.

Ou porque é uma forma pobre de lidar com os teus comportamentos.

Não posso ser sincero contigo porque, se fosse autêntico, tenho medo de como poderias reagir.

No final das contas, comprometer a verdade é tentar distorcer a realidade para que ela se ajuste ao que queremos em um determinado momento.

Mas não se engane, chegará um momento em que a verdade o alcan


o autoengano e suas consequencias

Publicações Recentes de comunicacao assertiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?