Transcrição Gestos que demonstram insegurança
Assim como existem posturas que transmitem confiança, há gestos inconscientes que revelam a nossa insegurança, nervosismo e falta de confiança.
Muitos desses gestos são reflexos arcaicos e quase impossíveis de dissimular.
Um exemplo disso é o reflexo de sucção em bebés, que se manifesta em adultos de forma mais sutil, como levar uma caneta à boca, fumar um cigarro ou tocar nos lábios.
Esses gestos são um sinal inconsciente de que a pessoa está a passar por stress e procura se acalmar.
Gestos de auto-consolo e barreiras físicas
Outro gesto muito comum de insegurança é cruzar os braços.
Embora cruzar os braços possa ser um sinal de frio, num contexto de conversa, muitas vezes indica uma postura defensiva ou de desconforto.
Este gesto é uma forma de «autoabraço» que procura confortar e acalmar.
Tocar o rosto, coçar o braço ou a perna são outros sinais que indicam nervosismo e falta de controlo sobre as próprias ações.
Portanto, em situações como uma entrevista de emprego, é importante estar ciente desses gestos e controlá-los, por exemplo, mantendo as mãos sobre a mesa para evitar movimentos inconscientes.
O uso de objetos como escudo
Além dos gestos físicos, o uso de objetos como escudo também denota insegurança.
Brincar com um anel, tocar num botão de punho ou segurar uma chávena de café à frente do peito são gestos que criam uma barreira física entre nós e a outra pessoa, numa tentativa de nos proteger.
Este tipo de linguagem corporal envia um sinal inconsciente de que não nos sentimos confortáveis na situação, o que pode afetar a perceção da nossa credibilidade.
A importância da consciência dos nossos gestos
A maioria destes gestos é inconsciente e é realizada automaticamente. O primeiro passo para controlá-los é tomar consciência deles.
Observar-nos a nós próprios, seja em vídeo ou pedindo a alguém de confiança que nos indique esses gestos, pode ajudar-nos a identificá-los.
Uma vez conscientes, podemos trabalhar para substituí-los por movimentos intencionais e naturais que transmitam confiança.
gestos que demonstram inseguranca