Transcrição Agressividade e a busca pela superioridade
As pessoas que adotam um estilo de comunicação agressivo muitas vezes valorizam a competição acima da cooperação.
Essa mentalidade baseia-se na necessidade de superar os outros para validar o próprio valor.
Ao introduzir um elemento de hierarquia nas relações, essas pessoas medem o seu sucesso e bem-estar emocional em comparação com os outros.
Isso, no entanto, gera um profundo sentimento de insegurança, pois a autoestima é externalizada e depende de ser percebido como superior.
Essa busca pela superioridade muitas vezes se traduz em comportamentos como ressentimento ou hostilidade em relação àqueles que são vistos como uma ameaça ou um obstáculo.
Origens da agressividade: ansiedade e insegurança
Pessoas agressivas podem ter sido criadas em ambientes onde eram elogiadas apenas por suas conquistas e punidas por seus fracassos.
Essa dinâmica internaliza a crença de que precisam competir e ser melhores do que os outros para obter reconhecimento e afeto.
Isso pode levar à crença irracional de que devem ser perfeitos para serem valiosos.
Essa necessidade de realização torna-se uma busca interminável, pois não há um fator externo que possa compensar uma insegurança interna.
Como resultado, essas pessoas podem tornar-se viciadas em trabalho, exercendo uma pressão imensa sobre si mesmas e sobre os outros.
Comportamentos agressivos nas relações
A agressividade manifesta-se de várias formas de controlo e poder.
Algumas pessoas procuram dominar os outros, intimidando-os no trabalho ou fazendo-os sentir que nunca são «suficientes» nas relações pessoais.
Outros podem ser manipuladores, vendo os outros como ferramentas para atingir os seus objetivos, independentemente do custo para o relacionamento.
Há também aqueles que buscam prestígio, obcecados com a sua imagem e com ser vistos como importantes por meio de posses materiais ou status social.
Esses comportamentos, no entanto, não são sustentáveis a longo prazo e acabam por destruir as relações que tanto lutaram para dominar.
agressividade e a busca pela superioridade