Transcrição Valores fundamentais do coaching
Os valores, concetualmente falando, aludem ao espetro da moral e da ética, são elementos condutores muito importantes que redireccionam o nosso comportamento e a forma como interagimos com as outras pessoas. O Coaching, como qualquer profissão, apresenta uma série de valores que são pilares na atuação profissional do coach. Estes valores são necessários porque marcam os limites entre o que é socialmente e moralmente correto quando se realiza uma determinada ação.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar três dos principais valores que devem estar presentes durante a profissão de coach.
Empatia
A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar das outras pessoas para percebermos os factos da mesma forma que elas os percebem. Quando somos empáticos, não só partilhamos a mesma visão que o cliente, como também conseguimos sentir os mesmos sentimentos e sofrer os mesmos problemas que o afligem.
A empatia é muito importante para o trabalho do coach, quando somos capazes de nos identificarmos com os problemas do cliente, aprendemos a desenvolver valores humanos muito significativos para o nosso desempenho profissional na relação com os nossos clientes. Todos os coaches devem compreender que o seu trabalho vai para além de recomendar ou aconselhar, mas que deve centrar-se na satisfação das necessidades mais prementes de quem procura os seus serviços. Só sentindo como o nosso cliente se sente é que podemos compreender o que vai realmente satisfazer as suas necessidades e o que não vai.
Responsabilidade
A responsabilidade é um dos valores mais caraterísticos de qualquer bom profissional que respeite o seu trabalho. Ser responsável implica saber envolvermo-nos sinceramente na solução dos problemas dos nossos clientes. Um coach é quase um trabalhador a tempo inteiro, independentemente do facto de o nosso trabalho formal se limitar ao nosso tempo de consulta, a responsabilidade pelas nossas acções e pelas recomendações que fazemos deve motivar-nos a garantir a eficácia do nosso trabalho e os resultados alcançados na satisfação das necessidades dos nossos clientes.
Ser responsável é também saber aceitar o facto de não sermos competentes para realizar qualquer trabalho, desta forma aprendemos a distinguir entre os problemas que podemos resolver eficazmente e aqueles que estão para além da nossa competência. Ao sermos coerentes e respeitarmos o nosso trabalho, devemos fazer da responsabilidade uma bandeira que nos distingue dos nossos concorrentes e que é percepcionada pelos nossos clientes.
Desejo de melhorar
O coach é um profissional que deve ser ambicioso quando se trata de complementar a sua formação profissional. São muitas as competências que distinguem um bom coach de outro e que ultrapassam o conhecimento restrito da sua disciplina ou do seu campo de ação. Criar ou gerir um negócio em torno de serviços de coaching requer um vasto leque de conhecimentos em marketing, comunicação, psicologia, finanças, entre outros.
O nosso cliente é uma pessoa que nos apresenta uma série de problemas que não têm necessariamente de ser enquadrados numa única área de questões, mas que podem exigir uma abordagem multidisciplinar. É por isso que o coach deve estar constantemente a aprender, não só com a experiência e a lidar com a realidade, mas também deve nutrir-se da teoria e das competências de outros profissionais.
Quanto mais diversificada for a formação do coach, mais eficazes serão as suas recomendações e mais alargado será o seu campo de trabalho. O desejo de auto-aperfeiçoamento deve ser motivado pela necessidade constante de aprender coisas novas e de melhorar o nosso leque de competências, a fim de sermos mais produtivos e eficientes no nosso trabalho.
valores fundamentais