Transcrição Como devem ser as sessões de coaching?
O desenvolvimento de uma sessão de coaching é um cenário que dependerá muito das caraterísticas pessoais e das particularidades metodológicas de cada coach. Cada coach tem o seu próprio método de trabalho, aquele que lhe deu os resultados mais positivos ou aquele que mais facilmente se ajusta às suas capacidades. No entanto, há uma série de parâmetros básicos que devem ser tidos em conta para levar a cabo uma sessão de coaching bem sucedida.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns elementos básicos que deve ter em conta para conduzir as suas sessões de coaching de forma eficaz, assegurando resultados positivos no tratamento dos clientes.
Os primeiros encontros têm a ver com reconhecimento
Muitos coaches cometem erros durante os primeiros encontros com os seus clientes, geralmente em torno de não saberem distinguir entre uma sessão de reconhecimento e uma sessão para abordar o problema específico. Quando nos encontramos com um cliente pela primeira vez, devemos ter o cuidado de comunicar da forma mais próxima possível. É importante criar um ambiente de confiança, onde a honestidade predomine e o cliente encontre a segurança necessária para poder apresentar os seus problemas com toda a franqueza.
A sessão de reconhecimento é a melhor forma de o cliente e o coach estabelecerem uma relação de cumplicidade, para que o coach possa identificar claramente os problemas e traçar um perfil do cliente o mais exato possível. Do mesmo modo, a sessão de reconhecimento proporciona o espaço necessário para que o cliente se abra espontaneamente, sem ter de se revitimizar ou de se deixar enviesar pela autoridade imposta pelo coach.
Escutar com interesse
Uma sessão de coaching não é um monólogo em que o coach procura mostrar as suas competências ou experiências. Qualquer coach que gere as suas sessões de forma sensata compreende que uma fase importante da sessão é ouvir os seus clientes e dar-lhes espaço suficiente para que as suas ideias sejam claras. Ao ouvir, o coach alimenta e retroalimenta os seus métodos e acções, com os quais irá lidar com o problema específico.
Trabalhar em benefício do cliente requer o envolvimento do próprio cliente nas tarefas a realizar, razão pela qual a relação estabelecida entre o coach e o cliente é fundamental para alcançar resultados efectivos.
Desenvolver estratégias adaptadas ao perfil do cliente
Nem todas as estratégias são válidas para todas as pessoas. É por isso que as sessões de reconhecimento são tão importantes para o desenvolvimento de sessões futuras, pois permitem-nos formar um perfil de cliente o mais exato possível. A criação do perfil do cliente é útil para propor estratégias eficazes, porque as recomendações e acções a realizar devem ser adaptadas às caraterísticas particulares do cliente, só assim podemos garantir que podem ser realizadas sem que factores de força maior as impeçam.
Não é coerente propor a um cliente que liberte o stress acumulado pelo problema que enfrenta fazendo uma pausa no seu trabalho, tirando férias, se tivermos identificado previamente que o nosso cliente não pode prescindir do seu trabalho neste momento. Talvez uma alternativa de libertação mais adequada às caraterísticas do nosso cliente seja a prática de uma atividade física à noite, no final do dia de trabalho.
Com um exemplo tão simples como este, podemos perceber como é importante ajustar as nossas estratégias ao perfil particular do cliente.
sessoes treino