logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Resolução de problemas a curto e a longo prazo

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Resolução de problemas a curto e a longo prazo


A forma como aprendemos a lidar com os problemas diz muito sobre a nossa capacidade de gerir e lidar com as nossas emoções. É importante que aprendamos a valorizar cada uma das adversidades que se nos deparam, tendo em conta a sua real magnitude e o grau de urgência que representam.

É por isso que, com base numa metodologia básica de classificação dos problemas, distinguimos entre problemas a curto e a longo prazo. Em função da urgência e da necessidade de atenção que cada problema específico requer, as estratégias e o tratamento a aplicar para a sua resolução dependerão do problema.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes que giram em torno da necessidade de classificar os nossos problemas, a fim de desenvolver mecanismos eficazes que nos ajudem a combatê-los.

Classificação dos problemas

A primeira tarefa para gerir corretamente os nossos problemas é aprender a classificá-los. Independentemente das diferentes classificações que existem, há duas que englobam facilmente o grau de urgência que os problemas exigem: problemas a curto e a longo prazo. Quando nos referimos a curto ou longo prazo, não estamos necessariamente a falar da data em que devem ser tratados.

É um equívoco comum pensar que um problema a longo prazo é um problema que não requer a nossa atenção neste momento ou que é menos importante. Os problemas a longo prazo podem ser tão ou mais importantes do que os problemas a curto prazo, a distinção entre os dois reside principalmente na ordem das nossas acções para os resolver.

Problemas a curto prazo

Os problemas a curto prazo são aqueles que não podem ser adiados de forma alguma, uma vez que exigem a nossa atenção imediata. Como já foi referido, não são mais importantes do que os problemas a longo prazo, mas devem ser resolvidos como requisito principal para lidar com os problemas a longo prazo. Um problema de curto prazo pode ser um obstáculo para nos aproximarmos dos problemas de longo prazo, pelo que não faz sentido preocuparmo-nos em tomar medidas para promover uma solução para os problemas de longo prazo se não tivermos sido capazes de lidar com os que estão a impedir o nosso progresso.

Problemas de longo prazo

Este grupo de problemas é mais moroso de resolver do que os problemas de curto prazo. Isto não significa que não possamos tomar medidas para nos prepararmos ou atenuarmos os efeitos negativos destes problemas quando chegar a altura de os resolver. Podemos concentrar-nos nos problemas de curto prazo enquanto nos organizamos para combater os problemas seguintes, mas tendo sempre presente que, enquanto não estivermos satisfeitos com os problemas actuais, não podemos concentrar-nos fortemente nos problemas seguintes.

Trabalhe os seus problemas a longo prazo numa perspetiva prospetiva, o que lhe permitirá acompanhar a sua evolução para determinar se continuam a apresentar a mesma magnitude e urgência de atenção da sua parte. Um problema a longo prazo pode sofrer mutações e transformar-se num problema a curto prazo, razão pela qual este exercício não se baseia em classificar os problemas a longo prazo e esquecê-los, mas sim em monitorizá-los continuamente, o que lhe permitirá pensar em estratégias eficazes para os resolver depois de ter tratado os seus problemas mais imediatos.

Organizando corretamente as suas energias e desenvolvendo estratégias centradas na gestão das suas emoções, é possível lidar com uma série de problemas ao mesmo tempo sem que estes afectem a sua produtividade e o seu bem-estar pessoal.


resolucao problemas

Transcrição Resolução de problemas a curto e a longo prazo



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?