logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Respeito nas relações interpessoais

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Respeito nas relações interpessoais


Dizes: 'Quero ser respeitado' ou 'não me respeitam no trabalho', como se o teu papel fosse o de um mero espetador e, sem semear nada, tivesses de colher as sementes da desolação e da negligência das tuas necessidades pessoais. Boa piada, se acreditas nisto. A verdade é que o respeito tem mais a ver com a forma como nos habituamos a ser tratados pelas pessoas ou com o comportamento que adoptamos quando a situação nos ofende. Sim, a forma como reage diz muito sobre o respeito que conquistou.

Além disso, entendamos que, mesmo que fôssemos o próprio DEUS, há pessoas que não vão vibrar na sua sintonia. A culpa é sua? Não, tal como tu gostas de jogar xadrez, há pessoas que o vêem como uma perda de tempo. É preciso a vontade de duas ou mais pessoas para que as coisas se acertem.

O respeito como um valor.

O respeito, como valor nas relações, é o reconhecimento do espaço do outro, a capacidade de apreciar e aceitar as diferenças, realçado pela qualidade de construir harmonia e bem-estar. O respeito equivale a prever a influência do nosso comportamento nos pensamentos e acções dos outros, a saber tratarmo-nos como merecemos e a não menosprezar as nossas realizações nem elogiar os defeitos ou comportamentos inadequados.

Com estas orientações, podemos interrogar-nos sempre que houver um desacordo entre as partes em comunicação: Será que alguma das pessoas aqui presentes perdeu a noção de respeito? Será que ainda me respeito a mim próprio, mesmo que os meus critérios sejam incorrectos?

Relações interpessoais.

Quando falamos de "interpessoal" no termo relações, estamos a referir-nos à intervenção de duas ou mais pessoas numa situação de comunicação. Uma relação interpessoal positiva é aquela em que não há "ruídos" que impeçam a interpretação clara da mensagem e, por conseguinte, mal-entendidos no entendimento com o outro, bem como a intervenção dos canais adequados para facilitar o diálogo.

As relações intrapessoais, com o seu prefixo ¨intra¨, são ¨within¨, ¨within the person¨, todo o mundo subjetivo que se desenvolve no interior de um ser e como este interage na atividade e na relação social, ambos termos inseparáveis do todo.

Conflito.

Os conflitos resultam em desacordos. Conflitos de interesses, conflitos familiares, conflitos sentimentais, que surgem numa base comum. Antes de mais:

  • Estabelecer limites: O que é que queremos dizer com limites? Um pai tem o dever de garantir a segurança e os cuidados do seu filho, mas se a criança tiver quarenta anos, os limites do pai não incluirão minar a relação do casal só porque ele não vê a criança como segura. Este é um exemplo de como ultrapassamos os limites.
  • A distorção da gestão dos limites implica, por força maior, uma atitude inadequada, que tem um resultado: a falta de respeito pela integridade de outra pessoa.

Porque é que se perde o respeito?

Levar as coisas para o lado pessoal: Não somos o umbigo do mundo, nem tudo o que acontece no mundo tem de ser contra nós. Se a pessoa gritou consigo, não tem de ser você a causá-lo. Será que ela tem problemas pessoais? Fez alguma coisa para provocar a situação? A pessoa está a projetar os seus problemas em si? Analise isso primeiro e verá que, muitas vezes, não tem qualquer responsabilidade pela raiva do seu vizinho.

Pedir desculpa é bom, dá-lhe acesso a uma imagem autocrítica aberta à reconciliação, mas pedir desculpa por absolutamente tudo, quer tenha culpa ou não, não é. Isso denota querer fazer as pazes com o próximo. Isso denota querer fazer as pazes com a pessoa e o seu respeito por ela:

  • Ouvir: Se se deixa interromper sempre que expõe as suas ideias, está a aceitar, em vez de expor o seu desagrado por tal ato. Para ser respeitado, é preciso ser respeitado.
  • Mentiras: Se ficar com fama de mentiroso ou de que a sua palavra não vale nada, azar. Ninguém quer fazer planos com outra pessoa e respeitá-la quando não sabe a veracidade das suas palavras. Você faria isso?
  • Reclamar: Desabafar é bom, mas reclamar sempre dá à pessoa uma ideia de quão vulnerável e vitimizado você é.
  • Quer fale muito de si próprio ou reaja de forma agressiva aos acontecimentos, nem uma coisa nem outra o farão parecer uma pessoa normal que merece respeito.

Como é que se obtém o respeito?

Como é que se consegue o respeito que se deseja? Em primeiro lugar, respeitando, aceitando, mesmo sem concordar, as crenças sem criticar, apenas aceitando, desde que essas decisões não façam parte de si ou dos seus entes queridos. A tolerância é outro fator importante, derivado do ato de aceitação. Se aceitarmos a diversidade que é tecida no mundo, é mais provável que sejamos pacientes com as diferenças que surgem. E esta paciência está implícita no ato de empatia. Compreende que as suas diferenças não têm nada a ver consigo, mas com a sua perspetiva e forma de encarar o mundo.

Atenção, preste sempre atenção ao contexto e às emoções que surgem, se acabaram de ter uma discussão, não é altura de o repreender ou de o fazer ver o quanto discordam, deixe-o refrescar a mente. Aja com a confiança que advém de ter analisado o ambiente e de comunicar com as palavras certas. E, se a situação o ultrapassar, levante-se e diga: "Já chega". Não se deixe invadir por acontecimentos ou pessoas que o põem no limite, acredite ou não, meu amigo, você é importante e, repito, se não se respeitar a si próprio, adivinhe? Ninguém à tua volta terá a mínima consideração pelo chão que pisas.


relacoes interpessoais

Transcrição Respeito nas relações interpessoais



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?