Transcrição Importância de pensar e planear a longo prazo
A importância do pensamento e do planeamento a longo prazo é que nos permite criar o nosso futuro possível. Estabelecer um caminho com metas e objectivos claros, que nos dá razão e motivação para avançar. Pensar desta forma é um luxo para alguns habitantes do planeta e outros podem não estar interessados, imbuídos da urgência e da satisfação do agora. Se as pessoas não conseguem encontrar uma visão clara do que querem alcançar, ou não consideram que valha a pena o esforço, não se preocupam em mudar ou fazer grandes planos para o futuro.
Quando fecha os olhos e imagina o futuro, o que é que vê? Pensa no futuro e no impacto das suas acções e escolhas presentes?
Sente que está apenas a repetir o passado? Pensar no futuro inclui considerar diferentes possibilidades. Imaginá-las e reconhecer a nossa responsabilidade pode ajudar-nos a crescer como pessoas. Não há melhor maneira de nos aproximarmos do futuro que desejamos do que planear. Desta forma, podemos identificar o maior número possível de variáveis, trabalhar sobre as certezas, medir os riscos e ultrapassar a incerteza.
Pensar a longo prazo
As pessoas bem sucedidas perguntam sempre a si próprias se o que estão a fazer será benéfico a longo prazo. Não seguem as tendências se estas não se alinharem com o seu plano a longo prazo. Investem no futuro e certificam-se de que cada passo que dão está a acrescentar valor. Este tipo de pensamento faz com que as pessoas tomem decisões mais inteligentes e aprendam a gerir-se melhor. Esta forma de pensar exercita o autocontrolo e mantém-nos afastados de distracções, o que aumenta as hipóteses de sucesso nos seus empreendimentos.
Não escolher uma recompensa imediata para garantir uma recompensa maior no futuro não tem tanto a ver com força de vontade. Trata-se, antes, de uma melhor elaboração da proposta. Dependendo do sentido que lhe dermos e da forma como formos capazes de apreciar e reforçar os benefícios futuros.
Temos uma fraqueza inata em relação aos benefícios imediatos, mas se tivermos objectivos ambiciosos, não nos servirá de nada pensar a curto prazo. E esta é a corrente dominante. A sociedade atual é bastante reactiva, quer tudo imediatamente.
Pensamos que queremos algo, mas fazemos tudo para falhar, porque não temos consciência de para onde estamos a ir e porquê. Pensar a longo prazo dá-nos uma nova perspetiva da realidade e das nossas relações.
Planear a longo prazo
Na maioria dos casos, alcançar uma grande recompensa implica trabalho e esforço contínuos durante um período de tempo. Por conseguinte, os principais objectivos que temos de estabelecer para nós próprios são, na sua maioria, a longo prazo. É uma corrida de longa distância e muitos acham difícil alcançá-los. Muitos acabam por desistir ou nem sequer se dão ao trabalho de começar por acharem que é impossível, ou porque não vêem a vantagem de planear o futuro quando o presente é muitas vezes tão incerto e frenético.
É verdade que o futuro não existe, mas estamos a construí-lo dia após dia, quer queiramos quer não. Pensar no que podemos esperar é um exercício que devemos fazer: como é que vemos o nosso eu futuro? Como é que queremos que ele seja? Se decidirmos agir para nos tornarmos essa versão do futuro, é inevitável perguntarmo-nos como podemos lá chegar.
Ao planearmos, estamos a influenciar o futuro porque estabelecemos uma intenção clara para as nossas acções e decisões. É óbvio que haverá sempre mudanças, mas se prestarmos atenção aos sinais e formos capazes de visualizar cenários possíveis, podemos preparar-nos para as eventualidades mais importantes.
Se não tivermos um plano, estaremos sempre a reagir, à custa das circunstâncias e dependentes da vontade dos outros.
Vantagens de ter um plano a longo prazo
O processo de planeamento pode ser um exercício divertido e criativo. A vida mantém-nos sempre ocupados com uma multiplicidade de tarefas e é normal sentirmos que nos falta tempo. Mas definir acções e encontrar
pensar planejar