Transcrição Incentivar os seus clientes
O coach é um profissional que deve concentrar-se no desenvolvimento de competências multidisciplinares de alto impacto. O estado emocional dos nossos clientes desempenha um papel fundamental nos possíveis resultados a obter durante o desenvolvimento das nossas sessões de coaching.
Neste sentido, é de vital importância trabalhar o estado de espírito dos nossos clientes se quisermos ter um maior impacto sobre eles. Encorajar os clientes e mostrar-lhes as oportunidades de crescimento que têm através dos seus serviços permitir-lhes-á manterem-se concentrados e concentrarem os seus esforços nos seus objectivos.
Durante o desenvolvimento deste guia, abordaremos alguns elementos importantes para motivar os seus clientes e orientá-los para a obtenção de resultados satisfatórios para o seu desenvolvimento pessoal.
Mostre aos seus clientes quais são os resultados possíveis.
Uma das fontes mais poderosas de motivação é a visualização dos possíveis resultados futuros das nossas acções. Uma das suas estratégias enquanto coach, ao incentivar os seus clientes a trabalharem com dedicação, é mostrar-lhes os possíveis resultados que podem alcançar. Este é um recurso motivacional muito utilizado em quase todos os domínios profissionais.
Acontece no desporto, onde os treinadores focam os seus jogadores nas possíveis recompensas do seu esforço, e acontece no mundo dos negócios, onde os diretores das empresas prometem aumentos salariais e recompensas a quem se esforça e obtém bons resultados.
Ao mostrar os possíveis resultados aos clientes, deve ser honesto, realista, mas com uma visão positiva, sublinhando que tudo dependerá da dedicação que eles colocarem no seu trabalho.
Mostre aos seus clientes quais foram os seus progressos.
Por vezes, não é necessário recorrer a resultados futuros para motivar os seus clientes, basta apontar o que eles conseguiram desde que começaram a concentrar-se nos seus objectivos.
Fazer comparações entre o ponto de partida e o ponto de partida atual pode ser uma importante fonte de motivação para atingir os objectivos.
Também deve ter em atenção que, se não continuarem a concentrar-se no seu trabalho, podem perder todo o progresso que fizeram. Isso seria um desperdício de esforço, tempo e recursos, pelo que não é coerente que desistam nesta altura.
Apoie-o nos seus momentos de fraqueza.
Como em todos os aspectos da vida quotidiana, todos temos momentos melhores do que outros. É impossível ter sempre o mesmo desempenho; isso acontece no trabalho, em casa, nas relações interpessoais, etc. Nem sempre temos a mesma energia e os problemas do dia a dia podem prejudicar o nosso desempenho.
Sabendo disso, é comum que os nossos clientes tenham dias em que o seu humor não é o mais adequado. Em princípio, isso não é mau, se conseguirem ultrapassá-lo ao longo do percurso, pois, como já dissemos, é um comportamento humano muito comum. Para resolver estas eventualidades, o melhor é ser solidário e compreensivo em alturas de abatimento emocional.
Os seus clientes devem compreender que se encontram num estado emocional transitório e que não devem desanimar por não estarem a ter um bom dia. Comprometa-os a ultrapassar cada evento com uma perspetiva positiva - só porque não estão de bom humor hoje, isso não é desculpa para não estarem de bom humor amanhã. A pressão deve ser equilibrada ao encorajá-lo, ele não deve sentir-se julgado, pois isso pode ter um efeito indesejável. Dê-lhe espaço para recuperar, mas oriente-o durante todo o processo.
incentivar os clientes