Transcrição Identificar os valores dos seus clientes
Os valores que uma pessoa possui determinam, em grande medida, a sua projeção e comportamento na sociedade. Incentivar os bons valores desde a infância é a forma mais eficaz de garantir o desenvolvimento de seres sociais íntegros, que sabem relacionar-se adequadamente e trocar com os outros com base no respeito e na empatia. É sempre possível incutir novos valores e trabalhar a ética e a moral dos adultos.
Saber identificar os valores dos nossos clientes é uma tarefa fundamental para trabalhar bem com eles.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes em torno da identificação dos valores dos nossos clientes e do trabalho que fazemos com eles durante as nossas sessões de coaching, para que aprenda a apoiar-se neste recurso para otimizar os resultados esperados durante as suas sessões de coaching.
Porque é que devo ouvir os valores dos meus clientes?
Ouvir os valores dos seus clientes fornecer-lhe-á uma grande quantidade de informações para compreender por que razão eles se projectam de uma forma ou de outra nas suas relações interpessoais.
Muitos dos problemas mais recorrentes que os seus clientes procuram os seus serviços têm por base os valores que possuem e o seu nível de perceção dos mesmos. Se conseguir identificar o espetro de valores em que o seu cliente opera, poderá compreender muito mais sobre a sua visão do que é correto e sobre a forma como concebe e aprecia as suas acções.
Quando realizamos as nossas sessões de descoberta, devemos incorporar na definição geral do perfil do cliente, os valores que se destacam no cliente e aqueles que devemos aprofundar e moldar, a fim de obter um melhor resultado no desenvolvimento pessoal do cliente.
Como trabalhar os valores do meu cliente
Como dissemos na introdução deste guia, é sempre possível incutir novos valores se soubermos relacionar-nos empaticamente com os nossos clientes. A primeira coisa a fazer é realçar os aspectos positivos do cliente, o que nos permitirá partir de um ponto de vista amigável, o que nos permitirá tolerar as críticas subsequentes de uma forma mais recetiva. Para incutir um novo valor, a empatia deve ser utilizada como uma ferramenta de perceção valiosa.
A empatia permite-nos sentir como as outras pessoas e sentir os seus sentimentos como se estivéssemos na sua situação.
Através da empatia, fazemos com que o cliente perceba que a forma como ele se projecta para as outras pessoas não é a forma como ele quer que elas se relacionem com ele. É a ideia que reside no facto de não fazermos aos outros o que não queremos que nos façam a nós.
Se conseguirmos posicionar o cliente na visão de se comportar de forma consistente e de tratar os outros como ele quer ser tratado, é muito provável que ele aprenda a apreciar a importância de trabalhar o seu comportamento para progredir no seu desenvolvimento pessoal.
Dar sempre o exemplo
É claro que não pode falar de valores ou tentar incuti-los nos seus clientes se não for capaz de dar o exemplo. Tenha sempre cuidado com a forma como se projecta perante os seus clientes e transmita maneiras de acordo com o que professa, pois a melhor forma de aprender é através da imitação. Não se esqueça de que a sua posição de autoridade na relação com os seus clientes também faz com que eles o vejam como uma figura com quem podem aprender.
identifica valores