LOGIN

REGISTO
Buscador

Protagonistas do coaching

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Protagonistas do coaching


No coaching existem dois protagonistas, o coachee ou cliente e o coach, que se esforçam por estabelecer objectivos e planos de ação congruentes com os desejos e a perceção do coachee. Nesta relação, os valores e as competências do coach são fundamentais para o sucesso do processo.

O coachee ou cliente

O coachee é uma pessoa que decidiu recorrer aos serviços profissionais de um coach para atingir determinados objectivos na sua vida pessoal ou profissional de forma eficaz.

Requisitos que o cliente deve cumprir para atingir os seus objectivos através do coaching:

  • Ter o desejo, a intenção e a vontade de mudar, de passar para uma condição diferente, de transformar aspectos da sua vida pessoal ou profissional com os quais não está satisfeito.
  • Ter o espírito de auto-aperfeiçoamento, de ultrapassar limites e superar obstáculos com competência e esforço, em busca de objectivos e sonhos.
  • Encarar a vida como uma oportunidade de adquirir conhecimentos e experiências que favoreçam o nosso crescimento contínuo.
  • Ter uma mente aberta, capaz de aceitar críticas, influências e novas ideias.

O coach

O coach é um profissional que trabalha com as pessoas para as ajudar a atingir os seus objectivos ou a desenvolver competências específicas de uma forma mais eficaz do que se o fizessem sozinhas.

Qualidades de um coach:

  • Estar consciente dos seus próprios motivos: O coach deve estar consciente dos seus valores e dos seus próprios motivos; ou seja, deve pensar, comportar-se e transmitir as suas ideias, consciente do que está a fazer. O coach deve agir inspirado pela sua necessidade de auto-aperfeiçoamento, pelos seus sonhos, pelas suas paixões, de modo a inspirar os outros. O bom coach procura semear e desenvolver ao máximo as motivações interiores do cliente.
  • Ser honesto e autêntico: O coach deve agir de acordo com o seu dever, respeitando as normas socialmente estabelecidas e de acordo com a moral. Deve falar e agir de acordo com o que realmente pensa, sem mentir ou fingir.
  • Competências de construção de relações: O treinador deve ser uma pessoa que se comporta de forma agradável, educada e afectuosa com os outros. Deve inspirar confiança.
  • Empático: O coach deve ter a capacidade de se ligar afetivamente ao estado de espírito ou à disposição emocional do cliente.
  • O coachdeve ser flexível: O coach deve ser capaz de se adaptar facilmente aos critérios e opiniões do cliente para estabelecer prioridades, objectivos e um plano de ação de comum acordo. Não deve ser demasiado rigoroso no cumprimento de regras, objectivos e metas. Deve ser capaz de se adaptar às diferentes situações ou circunstâncias que surjam.
  • Ocoach deve ser um bom comunicador: O coach deve ter uma grande capacidade de transmitir as suas opiniões e de se relacionar com o cliente para o fazer participar com as suas ideias e sentimentos.
  • Deve escutar ativamente e identificar os sentimentos que o cliente está a transmitir: É importante que o coach preste atenção ao que ouve e às expressões do cliente, interprete os silêncios e submeta à reflexão e ao debate as propostas, advertências e conselhos que o cliente lhe propõe. Durante as sessões de coaching, o coach deve fazer com que o cliente fale muito, exprima as suas ideias, pensamentos e emoções sem interrupções e sem pressas. Para o conseguir, o coach deve escutar e fazer perguntas que favoreçam o diálogo e a reflexão.
  • A experiência profissional do coach: É muito importante o conhecimento e as competências que o coach adquire, depois de ter vivido, sentido ou sofrido muitas vezes, ao longo da sua carreira, diferentes situações, desafios e desilusões; para compreender e ajudar o cliente, para resolver as dificuldades que ele está a atravessar na realização de algum objetivo.

Competências essenciais do coach de acordo com a Federação Internacional de Coaches:

  • Estabelecer as bases: Aderir ao código de ética e às normas profissionais. Isto envolve a capacidade de compreender a ética e as normas do coaching e de as aplicar adequadamente em todas as situações de coaching. Estabelecer o acordo de coaching. Esta é a capacidade de compreender o que é necessário em cada interação específica de coaching e de estabelecer um acordo com cada novo cliente sobre o processo e o relacionamento de coaching.
  • Co-criar o relacionamento: Estabelecer a confiança e a intimidade com o cliente. Esta será a capacidade de criar um ambiente seguro que contribua para o desenvolvimento do respeito e da confiança mútuos. Estar presente no coaching. Esta é a capacidade de estar plenamente consciente e criar relações de coaching espontâneas com o cliente, utilizando um estilo aberto, flexível e que demonstre segurança e confiança.
  • Comunicar eficazmente: Escuta ativa. Capacidade de se concentrar totalmente no que o cliente está e não está a dizer, compreender o significado do que está e não está a ser dito, compreender o significado do que está a ser dito no contexto dos desejos do cliente e apoiar o cliente na sua expressão. Fazer perguntas poderosas. Capacidade de fazer perguntas que revelem as informações necessárias para trazer o maior benefício para o cliente e para o relacionamento de coaching. Comunicar diretamente. Capacidade de comunicar eficazmente durante as sessões de coaching, e de utilizar a linguagem de uma forma que tenha o maior impacto positivo possível no cliente.
  • Facilitar a aprendizagem e os resultados: Criar consciência. A capacidade de integrar e avaliar com precisão múltiplas fontes de informação e de fazer interpretações que ajudem o cliente a ganhar consciência e, assim, alcançar os resultados acordados. Conceção de acções. Capacidade de criar com o cliente oportunidades para desenvolver uma aprendizagem contínua, tanto durante o coaching como em situações da vida ou do trabalho, e de tomar novas acções que conduzam mais eficazmente aos resultados acordados. Planeamento e definição de objectivos. Capacidade de desenvolver e manter um plano de coaching eficaz com o cliente. Gerir o progresso e a responsabilidade. Capacidade de se concentrar no que é realmente importante para o cliente e de deixar a responsabilidade pela ação com o cliente.


protagonistas coaching

Publicações Recentes de coaching nutricional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?