LOGIN

REGISTO
Buscador

Fundamentos do coaching

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Fundamentos do coaching


A possibilidade de mudança

O coaching ajuda as pessoas a identificar e a conduzir as mudanças que precisam de fazer para atingir os objectivos que desejam. É uma esperança que nos encoraja a traçar um caminho e a seguir um plano de ação, para o alcançar gradualmente e para sentir o bem-estar interior.

A mudança é um processo de esperança que nos encoraja a sair de uma situação desfavorável, permite-nos evitar obstáculos e encontrar novas oportunidades; no entanto, envolve desafios, obstáculos e dificuldades que podem ser tão grandes que, em certos momentos, nos fazem hesitar, parar, voltar ao ponto de partida e até a um ponto anterior.

A mudança é uma lei universal que se aplica a todo o universo conhecido, mesmo que não tenhamos consciência disso; tudo muda pela lei de causa e efeito, ou seja, por uma causa prévia; portanto, o homem deve intervir para facilitar as mudanças que deseja e para evitar ou retardar as que não deseja. Deve também aprender a lidar durante algum tempo, e depois a recuperar, com a tristeza, a raiva e outros sentimentos que surgem quando ocorrem mudanças indesejadas.

É normal ter medo da mudança: preocupação, ansiedade, tensão e irritabilidade são reacções que ocorrem frequentemente quando tentamos mudar; isto acontece mais frequentemente quando criamos falsas expectativas, pensando que o mundo exterior vai mudar a nosso bel-prazer e que vamos obter um alívio imediato do nosso desconforto. A opção pela mudança dos outros pode ser mais fácil para nós, pois evitamos a nossa responsabilidade; no entanto, a transformação ocorrerá mais seguramente se aceitarmos que a mudança mais importante é aquela que conseguimos fazer em nós próprios.

Para conseguirmos mudar em nós próprios, temos de começar por mudar as opiniões a que nos agarramos e que nos mantêm numa forma rotineira de atuar que atrofia as nossas capacidades e talentos.

Temos de compreender que a mudança faz parte da nossa vida, pelo que devemos tentar aproveitá-la ao máximo, envolvendo-nos nela e orientando-a eficazmente a nosso favor para atingirmos os nossos objectivos.

Reconhecimento dos nossos potenciais

O processo de coaching deve fazer com que o cliente acredite em si próprio, para que possa alcançar resultados muito melhores do que aqueles que consegue regularmente. A maioria das pessoas tem capacidades potenciais muito maiores do que supõem, mas essas capacidades só se manifestam perante determinadas situações limite que o ser humano atravessa ao longo da sua vida.

A partir do momento em que as pessoas estão conscientes da necessidade de mudança, é muito importante que acreditem nos seus pontos fortes para descobrirem e trazerem ao de cima o melhor de si próprias, de forma a atingirem os seus objectivos e metas. O processo de coaching deve centrar-se na descoberta e no desenvolvimento de competências e aptidões que os indivíduos ainda não descobriram por diferentes razões.

Encontrar o potencial das pessoas é uma tarefa complexa para o indivíduo, algumas pessoas não acreditam no seu próprio potencial ou no dos outros indivíduos que as rodeiam; outras sentem-se confiantes e abraçam a mudança, mas ao menor contratempo, desistem porque não sentem que têm a força para ir até ao fim.

Consciencialização

Para que o cliente seja capaz de provocar uma mudança real e sustentada no seu comportamento, precisa de tomar consciência do que lhe está a acontecer e porque é que lhe está a acontecer. A tomada de consciência implica compreendermo-nos melhor, descobrirmos as nossas emoções, conhecermos as razões dos nossos pensamentos e acções.

A consciencialização não garante a mudança, mas sem "consciencialização" é praticamente impossível que a mudança ocorra. Devemos tomar consciência de tudo o que nos acontece para nos compreendermos melhor e tentarmos mudar o que pensamos ser necessário. O coach ajuda a desenvolver a auto-consciência do cliente através de perguntas e reflexões que promovem o auto-conhecimento e a auto-responsabilidade.

Devemos refletir sobre quem somos, para perceber o que realmente queremos e o que queremos mudar porque não gostamos. Da mesma forma, o autoconhecimento ajuda-nos a reconhecer os nossos pontos fortes e fracos, permitindo-nos estabelecer objectivos de acordo com as nossas capacidades, valores e sentimentos.

Responsabilidade

A responsabilidade é um valor que está na consciência das pessoas para enfrentarem as situações que nos acontecem na vida da forma mais positiva e integral possível. A responsabilidade manifesta-se não só na capacidade de tomar decisões conscientes, mas também de assumir as consequências dessas decisões.

Muitas pessoas estão conscientes da situação em que se encontram e acreditam que são capazes de a resolver, mas falta-lhes a responsabilidade de iniciar o caminho do auto-aperfeiçoamento e do crescimento. O coach deve encorajar o desenvolvimento deste valor no cliente, motivando-o a reconhecer e a responder às suas próprias preocupações, a melhorar os resultados das suas acções sem limites com os seus próprios recursos e a assumir as consequências das suas falhas.

As pessoas que não assumem a responsabilidade pelas coisas que acontecem e que estão sob o seu controlo, e justificam ou culpam os outros pelas suas más acções, acabam por ser vítimas de uma vida descontrolada, escravas dos vícios e defeitos que proliferam nas suas vidas, perante a sua incapacidade de os enfrentar e de os banir para sempre.

Estabelecer a relação

Entre o coach e o coachee ou cliente deve estabelecer-se uma relação profissional estreita que nasce naturalmente de uma aliança em prol de um objetivo. Para que a relação correta surja e se estabeleça, devem ser tidos em conta os seguintes elementos:

  • Ambas as partes devem ter um elevado nível de motivação para participarem ativamente no programa de coaching.
  • A relação deve ser muito próxima, embora continue a ser uma relação profissional liderada pelo coach.
  • A relação deve basear-se na abertura, na honestidade, no respeito mútuo e na confidencialidade da informação.
  • O coach deve gerir as expectativas do cliente de forma objetiva. Por outras palavras, o coach não pode motivar o cliente prometendo-lhe mudanças milagrosas ou inatingíveis.
  • Deve ser criado o ambiente adequado para a expressão de emoções e sentimentos profundos, nos quais o coach deve estar envolvido sem ficar preso, de modo a manter a sua capacidade de conselheiro objetivo.
  • O coach deve recolher o máximo de informação possível do seu cliente nas diferentes áreas da sua vida (relações, família, trabalho, lazer), bem como nas formas de expressar as suas ideias e sentimentos (vocabulário, entoação, postura, expressões faciais, etc.).


principios basicos

Publicações Recentes de coaching nutricional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?