LOGIN

REGISTO
Buscador

Peso corporal

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Peso corporal


O peso corporal tem um interesse crescente para a população em geral devido à sua estreita relação com a imagem corporal. Hoje em dia, muitas pessoas de ambos os sexos dedicam parte do seu tempo a cuidar do seu corpo e do seu peso corporal, a fim de conseguirem relações afectivas e sucesso no meio em que vivem.

No entanto, a passagem de uma alimentação tradicional saudável para uma alimentação globalizada e a tendência para um estilo de vida mais sedentário aumentaram também os riscos de excesso de peso e de obesidade, perturbações associadas ao aparecimento de outras doenças como a diabetes e a hipertensão arterial.

Um peso corporal adequado é importante para a manutenção da saúde física e mental ao longo da vida. Do ponto de vista físico, este parâmetro está relacionado com a alimentação, a nutrição e o metabolismo; do ponto de vista psicológico, influencia a imagem corporal, a autoestima e a satisfação pessoal; e socialmente, está relacionado com a valorização social, a vida afectiva e sexual.

Peso corporal: É a medida que expressa a quantidade de massa corporal no corpo de uma pessoa. A partir do peso corporal, e tendo em conta outros parâmetros como a altura, o sexo e a idade, é possível estimar determinadas caraterísticas sobre as condições de saúde de uma pessoa.

O peso corporal desejável é sempre o peso corporal correto?

O peso corporal desejável é o peso que cada pessoa quer atingir e manter para se sentir bem; depende de elementos cognitivos, psicológicos e estéticos pessoais, influenciados por factores sociais. O peso desejável nem sempre é o peso correto.

O que é o peso corporal correto?

O pesocorporal adequado é o peso que promove uma saúde óptima e minimiza o risco de doença. Se está preocupado com o seu peso porque reparou que as suas roupas são demasiado largas ou demasiado apertadas, porque se cansa facilmente ou porque teve problemas de saúde como fadiga, tensão arterial elevada, glicemia elevada ou colesterol elevado, o primeiro passo é consultar um nutricionista para avaliar se o seu peso atual é saudável ou não.

Também pode avaliar o seu peso corporal como método preventivo, para o qual são recomendados dois métodos fáceis de fazer:

  • Determinar o ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC).
  • Medir a CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA.

Índice de Massa Corporal (IMC): O IMC pode ser obtido a partir de tabelas, gráficos e é também muito fácil de calcular a partir do peso corporal e da altura do indivíduo, efectuando a seguinte operação matemática:

  • IMC= PESO CORPORAL / ALTURA²

Onde o peso corporal é expresso em quilogramas e a altura em metros. Por exemplo: Vamos calcular o IMC de um indivíduo que pesa 65 quilogramas e tem 1,65 metros de altura (165 cm):

  • IMC = 65 / 1,65 X 1,65
  • IMC = 65 / 2,72
  • IMC = 23,8 kg / m²
  • O IMC do indivíduo é de 23,8 kg / m².

De seguida, veremos se o IMC do indivíduo é adequado. O IMC permite classificar as pessoas nas seguintes categorias:

  • Baixo peso: Quando o IMC é inferior a 18,5.
  • Peso adequado: Quando o IMC se situa entre 18,5 e 24,9.
  • Excesso de peso: quando o IMC se situa no intervalo entre 25,0 e 29,9.
  • Obesidade de grau um: quando o IMC se situa entre 30,0 e 34,9.
  • Obesidade de grau dois: quando o IMC se situa entre 35,0 e 39,9.
  • Obesidade de grau três: quando o IMC é superior a 40.

Circunferência da cintura: A medição da circunferência da cintura é uma medida de substituição recomendada para os níveis de gordura abdominal. A acumulação de gordura no abdómen está associada a um maior risco para a saúde. Um perímetro da cintura superior a 88 centímetros para as mulheres e superior a 102 centímetros para os homens indica um risco elevado.

É de salientar que tanto os valores do IMC como os da CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA podem ser utilizados como método de rastreio, mas não podem ser utilizados para diagnosticar os níveis de gordura corporal ou para estimar o estado de saúde dos indivíduos, para os quais os serviços de saúde devem ser sempre consultados.

Alterações do peso corporal

Perturbações do peso corporal por defeito (perda de peso corporal). Uma perda de peso gradual e moderada não causa problemas de saúde, no entanto, quando a perda de peso é considerável, mesmo que ocorra gradualmente, pode levar à desnutrição. A malnutrição é uma doença que aumenta o risco de anemia e de deterioração das capacidades físicas e mentais do indivíduo.

Causas mais frequentes de perda de peso:

  • Dietas orientadas e controladas em consultas com especialistas: Esta é a única forma de garantir a perda de peso sem deterioração da saúde do indivíduo.
  • Regimes alimentares seguidos por indivíduos sem a orientação e o controlo regular de um especialista. Incluem-se aqui quase todas as dietas divulgadas pelas redes sociais, revistas não especializadas e outros meios de comunicação. A sua utilização não é recomendada, pois pode afetar a saúde do indivíduo.

Causas mais frequentes de perda de peso:

  • Dietas deficientes em nutrientes por razões económicas.
  • Perturbações psiquiátricas, como o stress, a depressão, a ansiedade, a anorexia nervosa, a bulimia e o stress.
  • Doenças: Parasitoses intestinais, diabetes mellitus, hipertiroidismo, má absorção, doença celíaca, úlcera péptica, refluxo gastroduodenal, doença inflamatória intestinal, tuberculose, doença VIH, linfoma, leucemia e doenças neurológicas.

Perturbações do excesso de peso corporal (excesso de peso e obesidade):

  • O excesso de peso e a obesidade são definidos como uma acumulação excessiva de gordura ou de tecido adiposo no corpo. A obesidade é considerada uma doença crónica de natureza complexa, que aumenta a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e certos tipos de cancro.

Causas da obesidade:

  • Embora a obesidade tenha múltiplas causas e seja parcialmente influenciada por factores genéticos, na maioria dos casos deve-se a um desequilíbrio energético. Isto ocorre quando há um desequilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas através da atividade física.

Que factores aumentam o risco de obesidade?

  • Estilo de vida sedentário: A diminuição da atividade física reduz o gasto energético do organismo, pelo que, se os níveis de ingestão alimentar se mantiverem, as calorias em excesso são ge


peso corporal

Publicações Recentes de coaching nutricional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?