Transcrição Estado nutricional
A energia é necessária para manter as diferentes funções corporais (respiração, circulação, digestão e metabolismo dos nutrientes,...); é também necessária para realizar as diferentes actividades físicas. A alimentação fornece o substrato para a obtenção desta energia, que é conseguida nos seres vivos através das reacções químicas de oxidação dos nutrientes presentes nos alimentos.
Embora as proteínas também possam fornecer energia, os hidratos de carbono e as gorduras são normalmente considerados como as principais fontes de energia.
As necessidades energéticas de um indivíduo são aquelas que lhe permitem atingir uma altura correspondente ao seu potencial genético, um peso adequado à sua altura, uma composição corporal dentro dos parâmetros normais e uma atividade física adequada à sua idade.
Pode também dizer-se que este nível de ingestão energética permite ao indivíduo alcançar um bom estado de saúde a longo prazo.
Um peso normal e estável significa que o indivíduo está em equilíbrio energético, ou seja, um equilíbrio neutro entre o gasto e a ingestão de energia. Quando este equilíbrio é geralmente positivo, existe uma tendência para a obesidade, e quando é negativo, perde-se peso, mas existe também um risco de desnutrição.
A relação entre a ingestão de energia e o peso corporal não é linear, mas sim parabólica. Isto deve-se ao facto de a composição corporal mudar de acordo com a variação da ingestão e do peso corporal. Por outras palavras, o aumento de peso não significa apenas acumulação de massa gorda, mas também de massa isenta de gordura (massa muscular, óssea, sanguínea, etc.). É por esta razão que as pessoas com excesso de peso têm geralmente necessidades energéticas mais elevadas do que as pessoas do mesmo tamanho, idade e sexo com um peso corporal normal.
Quando a ingestão de energia é reduzida, a perda de peso é mais acentuada no início, abrandando depois devido à perda de massa isenta de gordura.
Gasto energético basal (BEE)
É a energia necessária para manter os processos metabólicos das células e dos tecidos e para efetuar as diferentes funções corporais. É obtido por extrapolação para 24 horas da quantidade de energia consumida em repouso e em jejum (12 a 18 horas após a ingestão) a uma temperatura neutr
estado