Transcrição Como é que ouve bem?
No contexto do coaching e da comunicação eficaz, é essencial avaliar as suas capacidades de escuta. Como já compreendeu, ouvir atenta e ativamente é de grande importância. Exige que esteja presente durante toda a conversa e que se concentre em compreender realmente o que o orador está a dizer.
Neste sentido, vamos explorar a forma de avaliar as suas competências de escuta. Para os pontos seguintes, peço-lhe que reflicta sobre as suas interações diárias e que seja o mais honesto possível nas suas declarações.
Enquanto ouve a pessoa que tende a ouvir:
- Fazer suposições sobre essa pessoa. Quer sejam positivas ou negativas.
- Sentir preconceitos em relação ao seu tipo de personalidade ou a qualquer outro aspeto. Talvez porque ela é o oposto de si, ou porque inconscientemente a subestima, ou porque tem más experiências com ela, etc.
- Critica nos seus pensamentos o que eles dizem. Talvez até as critique abertamente.
- Tenta provar que tem razão ou impor o seu ponto de vista. Por exemplo, quando tem a certeza de que a outra pessoa está errada.
- Deixar-se levar pelas emoções. Quer seja raiva, impaciência ou talvez seja demasiado veemente, etc.
- Distrair-se com outros pensamentos. A sua mente vagueia para pensamentos fora da conversa.
- Não dar 100% da sua atenção. Mantém-se ocupado com outras actividades enquanto ouve, como verificar o seu telemóvel.
- Mostrar apatia nas conversas. Ou acha a outra pessoa aborrecida ou não se sente interessado no que ela está a dizer.
- Deixar que o ego se apodere de si. Tende a ter pensamentos de superioridade, ou quer ser o centro das atenções, ou fica na defensiva, ou acha que ninguém sabe mais sobre o assunto do que você, etc.
Estes aspectos são muito comuns a todas as pessoas e ninguém está totalmente livre deles. Muitas vezes, estes comportamentos são totalmente inconscientes
ouvir